CIO de Las Vegas molda a cidade do futuro em IoT e nuvem

5G e estradas conectadas repletas de equipamentos avançados de internet das coisas estão abrindo caminho para um futuro de uso de veículos autônomos

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4:58 pm - 15 de agosto de 2022
Las Vegas Las Vegas

Após acidentes e fatalidades altamente divulgados, a maioria dos executivos de TI municipais está esperando que os veículos autônomos sejam comprovadamente seguros antes de construir estradas de próxima geração e infraestrutura de ponta para suas cidades e vilas.

Não Michael Sherwood, CIO da cidade de Las Vegas. Ele está avançando a todo vapor para atrair mais visitantes e transformar Las Vegas na cidade do futuro da América.

“Las Vegas está prosperando para trazer o turismo de volta. A melhor coisa que podemos fazer é fornecer a base para algumas das tecnologias mais avançadas aqui, sendo uma delas a estrada conectada”, diz Sherwood.

Até o momento, o departamento de TI da Sherwood instalou mais de 150 cruzamentos com equipamentos avançados de Internet das Coisas (IoT) ao longo da faixa de Las Vegas, em um pequeno número de ruas adjacentes e do aeroporto à Fremont Street. O CIO está trabalhando com vários fabricantes de veículos autônomos, como Motional, Amazon Zoox e Halo, bem como o serviço de carros particulares Kaptyn para sua frota de veículos elétricos (EV) e Cisco para sua infraestrutura rodoviária conectada e backbone sem fio 5G.

“Enquanto o veículo tem muita tecnologia, nossa estrada também tem muita tecnologia”, diz Sherwood, que a chama de ecossistema de tráfego da cidade. “Usamos a tecnologia para nos comunicar com o veículo, que pode ler as luzes, mas agora podemos enviar dados para o veículo informando quando a luz vai mudar”.

Além da infinidade de sensores IoT para coleta de dados, as interseções são equipadas com controladores de tráfego conectados e sinais preventivos de veículos de emergência que emitem dados para roteadores e backhauls sem fio ultrarrápidos por redes de fibra ou 5G e depois para o hub IoT da cidade. A cidade também equipa a estrada com sinais dinâmicos de mensagens para emergências meteorológicas ou boletins importantes.

Uma rua de mão dupla

Essa comunicação bidirecional possibilitada pela estrada conectada da cidade e sua infraestrutura multicloud torna Las Vegas única, diz Sherwood. A cidade e algumas partes do condado de Clark são capazes de recuperar dados de veículos autônomos e da estrada e transmitir dados de volta para veículos autônomos, bem como para certos modelos de automóveis que possuem comunicações dedicadas de curto alcance (DSRC) integradas, diz o CIO.

“Temos mais de 74 táxis autônomos operando atualmente em Las Vegas e você pode usar o aplicativo Lyft e chamar um veículo autônomo”, diz o CIO. “Esse veículo autônomo realmente dirige no tráfego de fluxo misto, ou seja, junto com você e eu enquanto estamos dirigindo”, diz Sherwood, acrescentando que um motorista humano é sempre um copiloto em cada veículo autônomo.

Las Vegas também implantou táxis robóticos com o parceiro de veículos Halo, projetados para transportar rapidamente os turistas do Aeroporto McCarron para seus hotéis na chegada, eliminando a necessidade de chamar táxis ou alugar carros.

“Você chega ao aeroporto, sai e o veículo está esperando por você”, observa Sherwood. “Ninguém está dentro. Você entra, dirige, deixa no hotel e, em seguida, o Halo se conecta ao veículo remotamente e o leva de volta para você”.

Sherwood diz que vários outros fabricantes de veículos estão realizando testes da infraestrutura de IoT da cidade, mas reconhece que a era dos veículos autônomos ainda está em sua infância, principalmente porque os veículos autônomos conduzidos hoje em Las Vegas têm copilotos humanos. Ainda assim, a infraestrutura conectada incorporada na cidade está proporcionando transporte mais rápido, bem como maior segurança e benefícios ambientais, diz ele.

“Não parece muito empolgante, mas as pessoas podem ir de A a B mais rapidamente. Estamos reduzindo as emissões de carbono. Estamos reduzindo o congestionamento do tráfego”, diz Sherwood. “Os veículos Kaptyn EV também têm a capacidade de se conectar a esse sistema e estamos procurando fornecer dados para ciclistas e pedestres… uma diversidade de veículos, tipos de transporte e comunidades diferentes”.

A segurança vem em primeiro lugar para Sherwood, e ele insiste que todos os veículos autônomos nas estradas de Las Vegas tenham copilotos humanos em caso de acidente técnico. Ainda assim, ele está de olho nos saltos dados pelos fabricantes de veículos autônomos e diz que não se esquivará dos riscos assim que receber a luz verde dos inspetores.

A tecnologia que conduz Las Vegas

Sherwood sabe como a tecnologia pode ser importante para acelerar a reputação de Las Vegas como um dos principais destinos após uma pandemia que interrompeu o turismo.

Críticos para a estrada conectada são os 150 novos dispositivos de interseção que a cidade instalou que incorporam muito mais do que luzes vermelhas, amarelas e verdes. Veículos autônomos modernos também têm uma abundância de dados de sensores de IoT, como temperatura e velocidade, bem como câmeras, vídeo e temporizadores incorporados neles que podem ser, se ativados, enviados para a nuvem da cidade para monitoramento.

A rede IoT da cidade, que funciona em uma infraestrutura multicloud, inclui câmeras, sensores de qualidade do ar e sensores LiDAR, que coletam dados 3D sobre pessoas e contagem de tráfego, além de leituras de distância e alcance de um veículo para outro.

A detecção LiDAR baseada na Cisco da cidade também pode detectar motoristas na contramão e veículos que se aproximam, emitir bilhetes eletrônicos e alertar trabalhadores da construção civil e pedestres sobre um veículo em alta velocidade vindo em sua direção. Os veículos da polícia e dos bombeiros também poderão acessar o painel de dados para alertar os veículos na estrada sobre o momento de sua aproximação e transformar as luzes de cruzamento em vermelho para ajudar a evitar colisões.

O 5G é outro fator chave que impulsionará o uso de veículos autônomos, reconhece Sherwood. Atualmente, apenas cerca de 20% das redes sem fio 5G são lançadas nos EUA hoje. À medida que isso aumenta, especialmente nas áreas urbanas, as inovações e capacidades que serão desenvolvidas serão “fenomenais”, afirma Sherwood.

O analista Sandeep Mukunda, Gerente de Pesquisa para Estratégias Digitais Automotivas e de Transporte do IDC, diz que Las Vegas não é a única cidade envolvida em estradas conectadas. Miami, Detroit, São Francisco e Phoenix também estão conduzindo pilotos de “tentativa e erro” de veículos autônomos usando tecnologias de estradas conectadas, diz Mukunda, que vê a segurança como um benefício primário, especialmente porque os departamentos de polícia e bombeiros se conectam a estradas conectadas para otimizar suas resposta a emergências.

Ainda assim, Mukunda diz que os pilotos estão muito no início do processo e não esperam que os veículos autônomos estejam totalmente operacionais até 2030. “Isso está nos estágios iniciais de produção. Haverá muitas tentativas e erros”, diz ele.

Além dos veículos autônomos

O investimento da cidade em 5G e IoT não se resume a veículos autônomos e turismo. Também beneficiará os moradores de Las Vegas, ajudando a comunidade com o desenvolvimento da força de trabalho, educação, manutenção e conservação de energia, diz Sherwood. Por exemplo, a equipe de TI de Las Vegas está empregando sensores de IoT para coletar dados para determinar os horários ideais, como quando os parques são menos povoados, para enviar equipes de limpeza e realizar manutenção.

Os sensores de IoT, diz Sherwood, também monitoram constantemente o uso de água – uma métrica de dados crítica para Las Vegas. “Vivemos em um deserto”, diz Sherwood. “Precisamos economizar e conservar água. É tão importante agora ter esse tipo de dados que nunca tivemos antes”.

Embora o CIO reconheça que a transformação de Las Vegas na cidade do futuro ainda está em sua infância, entidades privadas – hotéis modernos, cassinos e locais de entretenimento – também estão entrando em ação. A pandemia acelerou a implantação de equipamentos básicos de IoT, como check-in sem chave e dispositivos de limpeza automatizados em vários hotéis, e há até um barman robótico no bar Tipsy Robot do Planet Hollywood, brinca Sherwood.

Notavelmente, a The Boring Company opera um sistema de transporte experimental Tesla EV “semelhante ao metrô” no Centro de Convenções de Las Vegas, há mais de um ano. A empresa recebeu recentemente a aprovação do Conselho Municipal de Las Vegas para expandir esse transporte para hotéis e cassinos selecionados e, eventualmente, para o aeroporto, espera Sherwood.

Os hotéis Wynn e Encore receberam aprovação para as estações de metrô de Boring e “agora foi aprovado para chegar ao centro de Las Vegas e chegará ao Circa, que é nosso novo cassino”, diz o CIO. “Com o tempo, ele se expandirá para a maioria dos cassinos”.

Enquanto isso, Sherwood e a cidade de Las Vegas continuarão a expandir sua estrada conectada com parceiros, incorporando sensores e dispositivos mais inovadores para fornecer uma variedade de dados à nuvem da cidade.

“Construímos a infraestrutura”, diz Sherwood. “Este é um jogo importante”.

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