Caxias do Sul acelera digitalização com apoio da Extreme Networks

Author Photo
11:38 am - 15 de junho de 2016

Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, passa a ser uma cidade digital após modernização da rede de telecomunicações do município, projeto desenvolvido pela Extreme Networks. Foram implantados 126 km de fibra óptica que promovem comunicação entre cerca de 200 unidades administrativas locais e ajudam o órgão a elevar a qualidade dos serviços oferecidos à população em áreas-chave como saúde, educação, transporte, assistência social e infraestrutura.

O diretor de TI da prefeitura de Caxias do Sul, Antônio Jacob Bracht, conta que antes da chegada da infovia havia claro desafio de gerenciar a rede. “Não conseguíamos fazer uma segmentação ou um gerenciamento adequado”, revela.

De acordo com o executivo, 80% das unidades conectadas antes da infovia utilizavam plataforma terceirizada, via rádio, cujo valor era bastante alto para o serviço que entregava: baixa velocidade, oscilações frequentes performance aquém da necessária para servir o município de maneira satisfatória.

Agora, a rede é composta por dez pontos interligados de distribuição ao longo do município, formando um anel óptico que possibilita comunicação das unidades por meio de dois caminhos, mantendo ativa a distribuição de informação entre os pontos caso haja rompimento em um deles.

O projeto desenvolvido pela Extreme Networks conta com cabos de fibra óptica, anel óptico redundante e switches gerenciáveis, entregando ao município uma rede 100% própria, única e integrada, que possibilita a interconexão das unidades administrativas.

Além disso, no cenário atual, 4 mil usuários têm acesso à rede do município, compartilhando arquivos, impressões e políticas de segurança. Bracht relata que uma série de benefícios foram observados interna e externamente.

“Antes da implantação da infovia, ao receber uma reclamação de falha de equipamento por algum usuário, era difícil identificar o switch no qual o computador estava ligado”, conta Bracht. A equipe também não conseguia visualizar, em princípio, se o problema era na máquina ou decorrente de outro fator de interferência. Com total visibilidade da rede, agora é possível identificar e isolar o problema rapidamente.

A velocidade do sistema é outro ponto celebrado pelos funcionários da prefeitura de Caxias. Com a rede anterior, havia conexões de 100 Mbps nas unidades que possuíam fibra e 512 Kbps nas demais. Agora, cada unidade dispõe de comunicação de 1 Gbps, sendo que para o anel, que é a interligação entre os pontos de distribuição, a comunicação é de 10 Gbps. “Os usuários começaram a sentir a diferença na velocidade com que acessavam a rede e processavam os dados”, conta o gerente de infraestrutura e redes de Caxias do Sul, Fernando Brombatti.

As mudanças são igualmente sentidas nas unidades básicas de saúde (UBS). Com o sistema informatizado, os servidores da área conseguem fazer a atualização em tempo real de todos os procedimentos realizados nos pacientes. Com o histórico de atendimento, é possível saber o médico que o assistiu, bem como o remédio que ele tomou e a data em que a medicação foi retirada. De acordo com Brombatti, “o processo permite acompanhamento de cada caso e contribui com o melhor gerenciamento dos recursos públicos”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.