Caso Apple e FBI amplia discussão sobre vigilância, afirma Bill Gates

Author Photo
1:07 pm - 09 de março de 2016
Caso Apple e FBI amplia discussão sobre vigilância
O cofundador da Microsoft, filantropo e homem mais rico do mundo, Bill Gates, diz que, apesar de sua extrema riqueza, há um problema que ele sozinho não sabe como resolver. Gates, compartilhou seus pensamentos durante apresentação ao vivo na internet intitulada “Pergunte-me qualquer coisa”, ou “AMA”, sessão do Reddit na qual usuários podem fazer perguntas diretamente para executivos.
E qual seria esse problema? “Como evitar que um pequeno grupo de terroristas utilize meios nucleares ou biológicas para matar milhões de pessoas. Isso é algo que me preocupa”, escreveu Gates.
Ele afirmou, no entanto que, se o governo faz um bom trabalho nesse sentido, há grande chance de evitar que algo parecido aconteça. “Contudo, não há atenção suficiente e sei que isso eu não posso resolver.”
Gates também compartilhou sua visão sobre o caso Apple e FBI, que, segundo ele, servirá como referência para ampliar a discussão sobre vigilância por parte do governo. “Acho que é preciso haver uma discussão sobre quando o governo deve ser capaz de coletar informações. Além disso, o governo precisa falar abertamente sobre salvaguardas. Agora, uma série de pessoas não acha que o governo tem as verificações adequadas para se certificar de que informações são usadas apenas em situações criminais. Então, nesse caso, vai ser visto como o início de uma discussão”, apontou.
Ele aproveitou para aconselhar as empresas de tecnologia a ter consistência na forma como trabalham com os governos. Gates também opiniou sobre carros autônomos: “Claro, na minha vida, não haverá lugar comum. Haverá cidades nas quais será permitido que você dirija um carro”, finalizou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.