Cade, MPF, ANPD e Senacon pedem que WhatsApp adie nova política

Política de compartilhamento de metadados do WhatsApp com Facebook entra em vigor no dia 15 de maio

Author Photo
5:52 pm - 11 de maio de 2021
smartphone com o logo do whatsapp Adobe Stock

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o Ministério Público Federal (MPF), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitiram recomendação na útima sexta-feira (07) para que o Facebook adie a implemnentação da nova política de privacidade do WhatsApp.

No documento enviado à empresa, os órgãos podem também que o WhatasApp se “abstenha de restringir o acesso dos usuários às funcionalidades do aplicativo, caso não adiram à nova política, assegurando a manutenção do atual modelo de uso” e, em especial, a “manutenção da conta e o vínculo com a plataforma, bem como o acesso aos conteúdos de mensagens e arquivos”.

Os órgãos ainda recomendam ao Facebook que não realize qualquer tipo de tratamento ou compartilhar dados obtidos a partir do WhatsApp, com base nas alterações da política de privacidade, enquanto não houver o posicionamento dos reguladores sobre o tema.

Leia também: WhatsApp usa campanha para explicar nova política de privacidade

No documento, os quatro órgãos demonstraram preocupação com os “potenciais efeitos sobre a concorrência decorrentes da nova política a ser implementada pelo WhatsApp, tendo em vista a ausência de um design regulatório prévio”.

Sob a ótica da proteção e defesa do consumidor, as quatro organizações afiram se preocupar em relação à “ausência de informações claras sobre que dados serão tratados e a finalidade das operações de tratamento que serão realizadas”.

As novas regras foram anunciadas em janeiro e promovem uma maior integração entre o aplicativo e o Facebook, que é dono do serviço desde 2014. Os termos permitirão o compartilhamento de informações de usuário, incluindo número de telefone, modelo do celular e informações de contato, com o Facebook. O foco da mudança é auxiliar contas corporativas do serviço WhatsApp Business.

Na prática, a política já existe desde 2016, mas era optativa para usuários. A partir da mudança, o compartilhamento de metadados será compulsório: qualquer um que interagir com empresas dentro do app poderá ter os dados acessados. De acordo com o WhatsApp, recursos de compra e venda são integrados ao Facebook para que “empresas possam gerenciar seus estoques em diversos aplicativos”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.