Bunge reduz custos de back-office em 30% com centro de serviços compartilhados

Author Photo
3:33 pm - 21 de novembro de 2016
Bunge reduz custos de back-office em 30% com centro de serviços compartilhados

A implementação de um centro de serviços compartilhados (CSC) para operações internas permitiu para a Bunge Brasil reduzir em 30% os custos atrelados ao back-office financeiro. A empresa do setor de agronegócio e alimentos projeta “recuperar” o investimento no início de 2017, quando o projeto completará dois anos e meio.

O novo centro contempla um suporte integrado entre colaboradores e fornecedores da Bunge nas áreas de contas a pagar e a receber, contabilidade, fiscal, administrativo, recursos humanos, tesouraria e processamento logístico. Todo o suporte é realizado por meio de diferentes canais, como: portal, chat, e-mail, telefone e WhatsApp.

Entre os processos que oferecem agilidade e segurança, destaca-se o Credit Score, que faz o cruzamento entre os dados dos mais de 20 mil clientes da empresa que já tenham aprovação de crédito com dados de instituições externas, como Serasa e CISP. Já o Open Text é responsável pela digitalização de notas fiscais de serviço com captura de imagem que são transformadas em dados e, posteriormente, alimentam diretamente o banco de dados e eliminam a digitação dos documentos.

Cristiano Alcântara, diretor financeiro do CSC da Bunge Brasil, explica que a criação de um centro de serviços compartilhados nas empresas e toda a evolução de maturidade dessa área é um desafio complexo, que envolve muitos investimentos da organização. “Em geral, iniciativas como essa enfrentam resistências à mudança e aos avanços tecnológicos que se estabilizam, geralmente, em até cinco anos de implementação. Na Bunge, conseguimos já nos primeiros anos obter bons resultados”, conta.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.