Brasileiros já preferem pagamento por aproximação a método com chip, diz Visa
Segundo levantamento da operadora, mais de 50% dos pagamentos presenciais realizados com cartões no país já contam com a tecnologia por aproximação
Na hora de realizar pagamentos em estabelecimentos físicos, os brasileiros já preferem utilizar o pagamento por aproximação. Essa preferência foi identificada pela Visa que anunciou que o número de transações realizadas com credenciais de pagamento Visa utilizando o método em questão superou a marca de 50% das transações totais da marca. Isso significa que os brasileiros já fazem mais transações com a tecnologia do que por chip.
“A primeira transação Visa no Brasil com essa tecnologia aconteceu em 2008, quinze anos atrás. Desde então, toda a indústria se mobilizou para atualizar a aceitação e a emissão por acreditar que a inovação leva praticidade e segurança para a população”, conta Fernando Amaral, vice-presidente de Inovação e Soluções da Visa. “Hoje em dia é comum que no ato da compra o comerciante pergunte se o consumidor irá pagar por aproximação com a mesma naturalidade que pergunta se irá pagar no débito ou crédito” afirma Fernando Amaral , vice-presidente de Inovação e Soluções da Visa.
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Pela agilidade e facilidade de pagamento, a tecnologia também vem se tornando padrão em terminais de pagamentos com grande fluxo de pessoas, destacando-se os serviços de mobilidade urbana. Desde 2019, modais de transporte público no Rio de Janeiro e em São Paulo – como metrô, ônibus, barcas e trens – instalaram catracas que permitem o pagamento por aproximação, sem a necessidade de comprar um bilhete no caixa. Em 2020, as rodovias do estado de São Paulo passaram a utilizar o modelo nas cabines de pedágio, possibilitando a redução significativa no tempo de espera dos motoristas em filas e acelerando o tempo de viagem.
Outro marco que contribui com a popularidade da tecnologia foi o lançamento da solução Tap to Phone no Brasil em 2021. Ela permite que smartphones sejam usados como terminais de pagamento para transações por aproximação.
“A inovação teve um impacto direto na inclusão de comerciantes autônomos e microempresários no ecossistema de pagamentos digitais. Quando ela foi implementada, as transações por aproximação representavam 26% do total, saltando para 43% em 2022”, reforçou a Visa em comunicado.
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