Brasileiras detém maior pontuação em ranking de investimentos em dados
Pesquisa global da IDC avaliou identificação, coleta, transformação e análise de dados corporativos
O estudo “Infobrief – Dados como a nova água: a importância de investir em pipelines de dados e análises”, conduzido pela IDC Brasil, coloca as empresas brasileiras no topo das 1,2 mil organizações analisadas em 11 países, mostrando que as companhias nacionais andam gerindo melhor a criação de recursos de dados para insights. O estudo foi encomendado pela Qlik, multinacional referência em data analytics.
A pesquisa foi realizada entre fevereiro e março de 2020, com diretores, vice-presidentes e c-levels de organizações com mais de 1 mil funcionários de diferentes setores, incluindo educação, finanças, governo, saúde, manufatura, varejo/atacado, transporte, comunicação e serviços públicos.
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Todas as organizações analisadas foram avaliadas em quesitos como identificação, coleta, transformação e análise de dados corporativos, com uma escala medida de 0 a 100. Com um score médio de 52,47, as empresas brasileiras aparecem à frente de indianos (47,39), norte-americanos (46,52), australianos (42,39) e britânicos (40,80), e ficam 17 pontos à frente dos franceses, os piores colocados da pesquisa (34,93).
Sobre os benefícios nos investimentos, o consenso geral é de que o lucro melhorou, com 90% dos respondentes afirmando tal cenário. Além disso, 88% disseram que a eficiência operacional aumentou, em média, 21%; e 86% apontaram que a receita cresceu, em média, 23%. Um dos fatores que mais influenciam na pontuação D2I é o aumento na satisfação/lealdade do cliente, essencial para as empresas em um mercado impactado pela pandemia da Covid-19.