BI do Mercado Eletrônico otimiza gestão de compras B2B

ME Boost permite cruzar informações de diferentes fornecedores para viabilizar análises estratégicas no setor

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8:33 am - 15 de março de 2018

Decisões corretas no passado não são mais as únicas alternativas para fundamentar as compras corporativas. Essa abordagem retroativa tem dado lugar às análises baseadas em soluções de business intelligence. Pensando nisso, o Mercado Eletrônico anuncia o ME Boost, ferramenta focada no controle inteligente e estratégico da área de compras das organizações. Com motor de pesquisa escalável, a solução armazena grandes volumes de informações e interpreta todo o conteúdo em gráficos adaptados às necessidades de cada usuário.

“Ter insights relevantes é o objetivo de toda empresa, independentemente do setor. Mas, nem sempre essa tarefa é fácil, já que não sabemos, necessariamente, o que procuramos e quais informações precisamos analisar”, afirma Fabrizio Tassitano, diretor de Produtos do Mercado Eletrônico. “Nossa solução de BI ajuda exatamente neste momento. Ao observar relatórios predefinidos, com diferentes dados de fornecedores, o comprador descobre respostas para dúvidas que ainda nem surgiram. Esse uso do Data Discovery nas compras corporativas faz toda a diferença na hora de traçar as estratégias da área ou de preparar as negociações”, completa.

O painel de controle do ME Boost é totalmente customizado, ou seja, cada usuário pode definir os dados visualizados. É possível cruzar informações de compras de todos os fornecedores da empresa por categorias como sazonalidade de compras, geografia, leadtime, segmento e tantas outras variáveis. Os gráficos são apresentados da maneira mais intuitiva possível, com linhas de tendências e mapas – tudo para facilitar a visualização e a descoberta de insights.

A ferramenta também é oferecida no modelo de SaaS (Software as a Service) e faz parte de todos os módulos da oferta do Mercado Eletrônico. Todos os dados podem ser acessados pela web, além de ser programado para identificar padrões de dados e apresentar visões que possibilitem eventuais planos de ação para o gestor. No módulo de Source RFX e Gestão de Fornecedores, por exemplo, o gestor pode descobrir que o custo total de compra de válvulas na região Norte é bem superior devido ao baixo número de fornecedores homologados para esta categoria nessa mesma região.

O ME Boost é uma solução de descoberta e, à medida em que os módulos são utilizados, além das visões simples, como savings por grupo de compras e compradores, leadtime de compras, spend por categoria, ABC de fornecedores ou fugas de contratos, o gestor também pode identificar algumas causas raízes com combinações de dados feitas em tempo real. É possível perceber, por exemplo, que leadtime de compras está relacionado com a falta de padronização da descrição do material.

Segundo Tassitano, um ciclo de BI claramente definido ajuda, inclusive, a estabelecer metas e analisar a evolução da área de compras. “O ME Boost otimiza a gestão do setor o que permite, por sua vez, ter visibilidade de todas as operações. É possível ter os insights e, ao mesmo tempo, conseguir medir mais precisamente os resultados do setor”, finaliza.

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