AWS vai migrar empresas para nuvem com caminhão de 100 petabytes

Author Photo
2:05 am - 01 de dezembro de 2016
AWS vai migrar empresas para nuvem com caminhão de 100 petabytes

Há cerca de um ano, a Amazon Web Services (AWS) apresentou ao mercado seu primeiro produto físico. O storage Snowball foi projetado para fazer a transição de dados para a nuvem da companhia, de forma inusitada: os arquivos podem ser enviados para a AWS via UPS e em algumas horas eles estão na nuvem. Basta transferir os dados que deseja enviar para a nuvem, agendar a retirada do equipamento, que é do tamanho do caixa pequena, por meio da UPS, e mandar para a AWS. Cada equipamento comporta 500 TB de dados. No entanto, no meio do caminho surgiram os exabytes – tamanho que o Snowball não comporta.

Para solucionar esse problema e seguir a missão de migrar companhias para a nuvem e eliminar cada vez mais data centers, a AWS apresentou uma solução ainda mais inusitada. “Precisávamos de uma caixa maior..”, comentou o CEO da companhia, Andy Jassy, antes da grande surpresa do primeiro dia do re:Invent, evento anual da empresa realizado em Las Vegas (EUA). Um caminhão (!) entrou pelo portão ao lado do palco.

Trata-se do Snowmobile, um caminhão com um container que comporta até 100 petabytes de dados. O veículo é enviado ao data center, transfere os dados e leva para a AWS. Dessa forma, a empresa pode desativar o data center e iniciar a utilizar os serviços da AWS. Semelhante ao Snowball, mas em proporções enormes.

“Transferir um exabyte de dados levaria 26 anos com uma conexão de 10 GB por segundo. Com o Snowmobile, leva seis meses. Há uma considerável quantidade de empresas com esse tanto de data”, disse Jassy.

O valor do serviço é baseado na quantidade de dados armazenados no veículo. O preço-base é de $0.005/GB por mês.

* O jornalista viajou a Las Vegas (EUA) a convite da AWS

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.