Ânima renova plataforma digital com foco em experiência e acessibilidade

Projeto desenvolvido em parceria com a CI&T também gerou resultados positivos para áreas de negócio e tecnologia

Author Photo
4:01 pm - 07 de abril de 2023
educação, mulheres, oportunidades em tecnologia, menina, estudante, notebook Foto: Shutterstock

A Ânima Educação teve a sua plataforma digital renovada para melhorar a experiência dos estudantes e a acessibilidade. Desenvolvida pela CI&T, a nova plataforma digital da Ânima tinha como objetivo inicial integrar e unificar o principal sistema de gestão de aprendizagem da organização com os das instituições do grupo Laureate.

Em 2021, o grupo adquiriu a Laureate, passando de uma comunidade de cerca de 350 mil pessoas para aproximadamente 400 mil estudantes distribuídos no país todo em 18 instituições de ensino superior e quase 550 polos de ensino digital.

Para atender à demanda de seus estudantes, a organização se deparou com a necessidade de aprimorar sua plataforma visando também atender as novas exigências do mercado consumidor. A integração envolveu mais de três mil disciplinas, 90 terabytes de backups e históricos e mais de 150 mil questões.

O projeto conduzido pela CI&T também priorizou a acessibilidade. Dessa forma, as interfaces da plataforma agora contam com menos elementos visuais a fim de diminuir o estresse visual em pessoas neurodivergentes.

Dia Internacional da Saúde: TI na Saúde busca eficiência, interoperabilidade e melhor experiência

A aplicação para leitores de tela também foi customizada, possibilitando a navegação sem o uso de mouse. Tais melhorias visam garantir que estudantes com deficiências acessem os conteúdos e atividades propostas, melhorando o aprendizado, engajamento e retenção de conhecimento.

Segundo a Ânima, no primeiro dia de implementação, a plataforma suportou o acesso de aproximadamente 248 mil estudantes, mais do que o dobro do pico em períodos anteriores. Com ganho de 50% no tempo de carregamento.

O projeto também impactou outras áreas da instituição, incluindo negócio e tecnologia. Economias de aproximadamente US$ 20 milhões foram geradas para os próximos cinco anos, referentes ao custo da plataforma de Learning Management System (Sistema de Gestão da Aprendizagem) de mercado.

“O time Ulife (Core) teve um papel fundamental e determinante no sucesso do início das aulas de 2022. Todas as pessoas do time se dedicaram de coração, com capacidade técnica incrível e foco inigualável. Quando iniciamos o projeto de migração do Blackboard para o Ulife, o objetivo parecia impossível dentro do prazo já definido”, afirma João Talles, diretor corporativo de arquitetura TI da Ânima.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.