Alloha Fibra: desafios da integração de oito sistemas em um
Marcelo Galvão, CIO da empresa, revela que planos são de oferecer serviços em apenas uma plataforma até o fim do ano
Uma base feita da compra de empresas e diferentes sistemas resultou em complexidade tecnológica para a Alloha Fibra, companhia independente de fibra ótica. Ao todo, o grupo é composto por três polos de negócios e nove marcas comerciais.
“Isso gerou um problema: como conseguir inovar tendo que manter oito sistemas diferentes para cada vertical? Por isso, tomamos a decisão, mais ou menos em setembro do ano passado, de fazer a unificação de sistemas. Estamos consolidando em três polos: Nordeste, Rio de Janeiro e São Paulo e estamos caminhando para uma consolidação única”, revela Marcelo Galvão, CIO da Alloha Fibra.
Os únicos sistemas que não serão unificados, em um primeiro momento, serão o CRM e o billing – mas que também serão revertidos para três sistemas. Mas, em geral, todos os outros sistemas (como contact center, portal de relacionamento, e-commerce, entre outros) funcionarão como sistemas únicos até o fim desse ano. Os dois restantes estarão em um sistema único até o meio de 2024.
“Apesar de termos equipes de TI nos três polos, identificamos qual equipe tinha mais conhecimento de cada tema. Contact center, por exemplo, a equipe de São Paulo tinha o maior conhecimento da ferramenta. Fizemos um centro de competência na região que fará a implantação em todos os polos e cuidará da sustentação depois. É uma estrutura híbrida, pois contará com funcionários de outros polos que acompanharão essa equipe e são responsáveis pela sustentação do atendimento em todo o Brasil”, explica Marcelo.
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Com a entrada desses sistemas, comenta o CIO, houve um trabalho anterior de olhar para a arquitetura de integração e definir um padrão. A empresa, então, criou um squad de “barramento corporativo” para criar um site de serviço que permitisse a unificação dos sistemas.
“Na camada de serviço tivemos a preocupação com a segurança e de monitoramento, porque na hora que eu começo a ter serviços que precisam ir pra três lugares, eu preciso saber alarmar, identificar e corrigir”, alerta ele.
Com a unificação, a Alloha Fibra espera aumentar a produtividade entre 10% e 25%, ainda que o CIO acredite que a porcentagem possa ser ainda maior. “Se você for pensar, tínhamos oito equipes desenvolvendo um app para o cliente, agora você tem uma equipe única, muito mais robusta, com velocidade, entrega.”
Apesar disso, Marcelo afirma que as pessoas não foram demitidas, mas realocadas. “O que a gente conseguiu fazer foi olhar um outro lado: com essas pessoas que eu tinha, eu estou conseguindo fazer muito mais coisas. A gente aproveitou esse ganho de sinergia pela unificação das equipes para endereçar a disciplina de TI que poderia ser melhor. Reaproveitar todo mundo, mas abranger atividades e processos que precisávamos fazer”, finaliza.
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