Alemanha ordena que Facebook interrompa coleta de dados de usuários do WhatsApp

Author Photo
1:40 pm - 27 de setembro de 2016
Alemanha ordena que Facebook interrompa coleta de dados de usuários do WhatsApp

A agência de proteção de dados alemã ordenou ao Facebook que interrompa a coleta de dados de usuários do seu aplicativo WhatsApp Messenger e elimine todos os dados já recebidos.

A rede social anunciou em agosto que iniciaria a partilha de dados a partir de sua base de usuários de mais de 1 bilhão, incluindo números de telefone, para fins de anúncios segmentados. O Facebook deu aos usuários a opção de não autorizar que os dados sejam usados para fins publicitários, mas não lhes permitem cancelar a partilha de dados entre WhatsApp e Facebook.

O Comissário de Hamburgo para Proteção de Dados e Liberdade de Informação Johannes Caspar descartou que o Facebook “obteve aprovação efetiva dos usuários do WhatsApp, nem mesmo tem base jurídica para a recepção de dados”. Caspar lembrou, ainda, que quando comprou o WhatsApp, em 2014, o Facebook prometeu que não iria compartilhados dados de usuários do app.

Capes ordenou ao Facebook que apague qualquer informação recebida pelo WhatsApp na Alemanha, alegando proteção à privacidade de 35 milhões de usuários do comunicador no país.

Um porta-voz do Facebook disse ao The Guardian que “o Facebook está em conformidade com a legislação de proteção de dados da União Europeia [da qual a Alemanha faz parte]”. Ele afirmou ainda que a empresa vai trabalhar com as autoridades de Hamburgo em um esforço para resolver as questões e quaisquer preocupações.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.