8 passos para você garantir o bem-estar e saúde mental da sua equipe remota

Proteger sua saúde mental e a de seus funcionários é fundamental nesse período de incerteza. Consultoria Robert Walters destaca cuidados essenciais

Author Photo
11:47 am - 20 de junho de 2020

Enquanto o trabalho remoto se tornou uma realidade para grande parte da população mundo afora devido às medidas de distanciamento social provocadas pela covid-19, muitos gestores se questionam sobre a melhor forma de manter o engajamento e o bem-estar de suas equipes à distância.

O home office em tempos de pandemia deixou muitos trabalhadores vulneráveis ​​aos efeitos do auto isolamento a a saúde mental pode ficar sensibilizada. A consultoria Robert Walters lembra que é fundamental nesse período de incerteza que líderes não se esqueçam do próprio bem-estar e de sua equipe. Para auxiliar nesses desafios, a consultoria lista oito passos essenciais. Confira:

1. Pense nas ferramentas que sua equipe precisa para realizar seu trabalho remotamente

“As frustrações podem crescer dentro da equipe por não ter as ferramentas necessárias para realizar o trabalho da melhor forma possível. Pense no que você oferece no escritório – como suportes de tecnologia, teclados ergonômicos, telas adicionais e fones de ouvido com cancelamento de ruído – e entre em contato com sua equipe para ver se a configuração de seus home office os impede de alguma forma. Oferecer o que você puder aos seus funcionários os deixará confortáveis e aumentará a produtividade”, aconselha a Robert Walters.

2. Saiba quando e como se comunicar

É de extrema importância estabelecer uma estrutura de comunicação, ter contato diário/semanal com os colaboradores, e demonstrar compreensão com time. Seja intuitivo sobre as maneiras pelas quais você pode entrar em contato com sua equipe remotamente para que se sintam conectados, seguros e como um membro valioso de sua equipe.

3. Crie um ambiente social

Mantenha os momentos sociais que sua equipe tinha no escritório e pense em alguns desses ‘rituais’ que você possa manter remotamente. Você pode organizar happy bours virtuais ou até mesmo um almoço de time compartilhado pelo Skype para manter a equipe próxima e garantir que sua equipe tenha um momento de descontração, não focada somente no trabalho.

4. Incentive um equilíbrio positivo entre vida profissional e pessoal

O trabalho remoto faz com que a linha entre o trabalho e vida pessoal fique mais desfocada, por isso, mostre para sua equipe a importância de desconectar e manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e trabalho. Práticas como definir lembretes diário para incentivar seus funcionários a encerrar o dia no horário normal, reservar intervalos de almoço para se desligar do trabalho e silenciar as notificações de e-mail à noite podem incentivar os funcionários a dedicar um tempo pessoal valioso e a aliviar o estresse do trabalho.

‘’Pratique o que você prega! É importante que você cuide do seu próprio bem-estar, para que você também possa estar lá para apoiar sua equipe. Compartilhar suas próprias estratégias de autocuidado pode ajudar seus funcionários a seguir seu exemplo”, lembra Kevin Gibson, CEO Latam da Robert Walters.

5. Esteja alerto para todos os tipos de sinais

Menos e-mails, demora nas respostas ou ausência total podem ser sinais de que um membro da equipe está tendo problemas. Esteja atento e alerta aos sintomas de problemas de saúde mental e garanta que toda a sua equipe esteja ciente de que você está lá para apoiar e orientar conforme necessário.

6. Estabeleça uma estrutura

Fornecer clareza e direção pode ajudar as equipes a se concentrarem e se sentirem apoiadas ao se ajustarem a uma nova maneira de trabalhar. Discuta com seu time suas ideias de como será a supervisão e a comunicação remota.

7. Incentive a equipe a utilizar as ferramentas de suporte

Como gestor, esteja alinhado com a estratégia de bem-estar da organização e verifique se você está ciente de todo o apoio que sua empresa oferece caso alguém de sua equipe esteja com problemas de saúde mental. Desde sessões de aconselhamento em vídeo, aulas virtuais de exercícios até aplicativos de saúde mental, como Headspace e Calm. Conhecer os recursos disponíveis significa que você está equipado para fornecer os melhores conselhos na hora de conversar.

8. Seja compreensível com os assuntos relacionados a família/crianças

“Lembre-se de que alguns membros de sua equipe trabalharão remotamente com crianças ou cuidando de familiares em casa. A falta de compreensão nesse momento pode desencadear sentimentos de culpa e fazer com que os funcionários não tenham foco quando precisam priorizar um sobre o outro. Portanto, compartilhe um plano estruturado de trabalho em casa que possa manter eles e suas famílias felizes e satisfeitos”, finaliza a Robert Walters.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.