8 dicas para encontrar propósito em sua carreira de TI

Quando você se encontra sem propósito, saber onde outros líderes de TI encontraram significado pode ajudar a trazer um senso de valor

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9:32 am - 29 de setembro de 2022
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Quando você passou de duas – ou três – décadas de sua carreira, a empolgação cheia de adrenalina de fazer o que estudou, conseguir um aumento que altera seu padrão de vida ou liderar uma equipe de pessoas inteligentes e capazes pode ter se esgotado. É fácil esquecer quanta energia você colocou para chegar aqui e deixar que as reuniões difíceis, os projetos fracassados ou os desafios econômicos tirem a alegria do seu trabalho. É por isso que é importante ter no bolso estratégias que o ajudem a encontrar sentido no que você faz e a lembrá-lo por que você está fazendo, mesmo quando não preferiria.

“Eu gasto mais energia e tempo acordado no trabalho do que com minha própria família”, diz Cam Ahler, Vice-Presidente de TI para Clientes, Comércio e Nuvem da Bridgestone Americas. “É importante para mim que eu esteja causando algum tipo de impacto”.

Você pode não encontrar significado no mesmo lugar que outra pessoa, diz Len Covello, CTO da Engage People. “O significado é uma coisa tão pessoal para cada indivíduo”, diz ele. “Para algumas pessoas, trata-se de trabalhar duro e entregar coisas para outras pessoas. Para outros, trata-se de permitir que as pessoas façam um ótimo trabalho”.

Saber onde outros CIOs e líderes de tecnologia encontraram significado pode ajudar a orientar sua pesquisa.

Faça algo significativo

Uma coisa que muitos CIOs, depois de algumas décadas de trabalho, me disseram é que trabalhar para uma empresa que faz algo significativo se tornou tão relevante a ponto de ser um fator importante em suas escolhas de trabalho.

“O propósito da empresa para a qual você trabalha deve estar alinhado com algo em que você acredita”, diz Leslie Salmon, CIO da Kellogg. “Na Kellogg, alimentamos as pessoas. Então, os sistemas que crio nos ajudam a levar comida para nossos clientes”. Saber que ela está trabalhando para essa missão a ajuda – e a sua equipe – a passar por momentos difíceis, decepções e desafios. “Talvez você tenha uma reunião difícil, um problema de produção ou um projeto chato”, diz ela. “Muitas vezes dizemos uns aos outros: ‘Nós alimentamos as pessoas. É por isso que fazemos isso”. Isso é bom”.

Louis Ormond, Vice-Presidente e Gerente Geral da Toshiba, não tem problemas em encontrar significado em seu trabalho. “Criamos soluções que ajudam nossos clientes a resolver problemas”, diz ele. “Nós amamos tecnologia. Mais do que isso, porém, adoramos ver como a tecnologia pode resolver problemas. Esse é realmente o cerne da engenharia: pegar um problema que outros podem não ver como solucionável e usar tecnologia e métodos científicos para resolvê-lo. Realmente é um trabalho dos sonhos”.

Encontre uma missão em sua função

Ramya Ravichandar, Vice-Presidente de Gerenciamento de Produtos e Sustentabilidade da JLL Technologies, se sente privilegiada quando se trata de encontrar significado em seu trabalho, porque está no centro do que ela faz na empresa.

“Meu trabalho está diretamente relacionado à sustentabilidade”, explica. “Ajudo a descobrir como usar a tecnologia para promover nossas metas de sustentabilidade, tanto interna quanto externamente. Você pode ser mais orientado para a missão do que isso?”

Ela acredita que toda empresa de tecnologia pode trazer esse significado, essa missão, para quaisquer que sejam os objetivos de seus produtos. “Não é trabalho de outra pessoa consertar a crise climática”, diz ela. Seja qual for o produto ou a missão da sua empresa, é possível também trabalhar para reparar os danos causados ao clima. “A Stripe tem a Stripe Climate”, diz ela. “Uma iniciativa em que eles querem que todas as empresas que usam o Stripe contribuam para a remoção de carbono. A Microsoft quer chegar ao net zero até 2030”. https://stripe.com/climate

E enquanto sua empresa está direcionando recursos e a atenção das pessoas para consertar essa crise iminente, ela também estará criando funções, funções secundárias e significado para você e para as pessoas que trabalham para você.

Identifique o significado que já existe

Se o significado do seu trabalho não for tão óbvio quanto resolver problemas, alimentar pessoas ou consertar nosso planeta quebrado, talvez você precise olhar um pouco mais fundo. Mas isso é verdade, mesmo quando você pode encontrar significado na missão da empresa. Aproveitar a força que isso pode lhe dar – para trabalhar em dias sombrios e desafios difíceis – é uma mentalidade.

“Eu abraço a tecnologia”, diz Salmon. “Mas meu propósito pessoal não é fazer a melhor tecnologia. Meu propósito é ajudar as pessoas a alcançarem seu potencial”.

Isso soa como algo que exigiria um esforço enorme. Mas pode, diz ela, levar apenas um minuto de um dia. É uma questão de focar nas pessoas, ver o que elas fazem bem e ajudá-las a ver também. Quando feita por um líder, essa simples atenção pode ter enormes resultados na vida de alguém. Observar esse desdobramento pode trazer gratificação para o seu próprio.

“Eu estava há algumas semanas no meu trabalho em uma empresa anterior. (…) Um dos meus colegas me disse que alguém da minha equipe era um completo desperdício de espaço”, disse ela. Ela viu algo único naquela pessoa, no entanto. Ele parecia se importar com os problemas do cliente. “Disse a ele que apreciava a maneira como ele falava com os clientes, o interesse que demonstrava”, diz Salmon. Ele disse a ela que ninguém nunca havia falado com ele assim antes e isso o ajudou a ver esse traço de personalidade como uma força e a valorizá-lo. Um ano depois, ganhou o prêmio Heart of the Company.

Ofereça suas habilidades para melhorar o mundo

“Todos nós esvaziamos nossos baldes com o trabalho diário e atividades profissionais normais”, diz Ahler, da Bridgestone Americas. “Mas se eu tiver a oportunidade de fazer algo que sirva à nossa comunidade, isso enche meu balde de volta”.

Se reservar um tempo para falar com grupos escolares, ser voluntário ou reunir seu próprio tempo ou recursos da empresa para promover uma causa nobre parece algo para o qual você não tem tempo, muitas vezes é suficiente, como líder, ajudar os outros a lançar energia em causas pelas quais são apaixonados.

“Reunir e apoiar as pessoas aqui para serem o melhor de si mesmo às vezes é tudo o que posso fazer. Tenho colegas de equipe apaixonados por determinadas causas”, diz Ahler, que não precisa encontrar uma causa, organizar uma iniciativa e ajudá-los a se envolver. “Só preciso criar espaço para eles apoiarem causas que são importantes para eles, a fim de tornar seu trabalho em algo que lhes permita florescer”. Isso não toma muito do seu tempo, mas dá sentido ao trabalho deles e ao dele.

Aborde a lacuna de diversidade

Às vezes, a causa pela qual você precisa se unir, porém, está sob seu comando. As decisões que você toma sobre quem está em sua equipe e o quanto eles podem trazer para o trabalho podem mudar seu mundo, o mundo exterior e a experiência de vida de muitas pessoas.

“Fazer sua parte como líder para lidar com a lacuna de diversidade é enorme”, diz Salmon. “Claro, a maneira mais rápida de gerar consenso é ter pessoas semelhantes a você. Se sua equipe for diversificada, você discordará mais. Mas você chegará a uma solução melhor e a diversidade de pensamento é a coisa certa para o seu negócio”.

Fazer isso é complicado e desafiador, mas traz um enorme significado para o local de trabalho. Enfrentar o preconceito inconsciente é uma ótima forma de começar. Para fazer isso na Kellogg, Salmon montou um programa para ajudar as pessoas a entender diversos pontos de vista. “Começamos com uma coisa relativamente fácil, trazendo a perspectiva de um grupo afro-americano quando a situação de George Floyd estava acontecendo”, diz ela. “Começamos com algumas sessões de educação factual. Aos poucos, comecei a receber e-mails da minha equipe dizendo: ‘Tenho uma história que gostaria de contar sobre diversidade’.”

Ela abriu espaço para as pessoas contarem suas histórias e foi aí que a porta se abriu.

“Ouvimos uma mulher transgênero contar sua história. Tivemos cuidadores adotivos falando sobre as recompensas, provações e tribulações desse trabalho. Uma menina que cresceu em um orfanato contou sua história. Um da minha equipe na Índia é gay. Ele disse que gostaria de contar sua história. Estamos criando segurança psicológica para todos, educando todos nós com essas histórias de diversidade”, diz ela.

Torne-se um treinador

Outro lugar para procurar significado é ajudar outras pessoas a trabalharem em direção ao nível de sucesso que você encontrou, mesmo que o caminho delas seja, em última análise, diferente do seu.

“O coaching de longo prazo que fazemos como líderes para nossa equipe é muito significativo”, diz Claire Rutkowksi, Vice-Presidente Sênior e CIO da Bentley Systems. “Às vezes as pessoas sabem o que querem fazer, mas não têm a oportunidade de fazê-lo”. Ajudar as pessoas a encontrar seu caminho cria significado – e sucesso para elas – mas também traz grandes recompensas para você.

“Eu tinha alguém na minha equipe que não tinha certeza se queria entrar no gerenciamento de projetos, então eu disse: ‘Bem, vamos tentar. Faça seu trabalho metade do tempo e faça gerenciamento de projetos metade do tempo. Se você odeia, saberá que não quer fazer isso’.” Essa pessoa acabou adorando e mudando de curso para entrar em gerenciamento de projetos. Rutkowksi achou seu papel nessa escolha de vida gratificante.

“Sinto que fiz a diferença, tive um impacto”, diz ela. “Talvez eu não tenha ajudado a sociedade em geral, mas para essa pessoa, fiz a diferença. Isso é muito significativo. E é gratificante quando as pessoas voltam e dizem a diferença que fez e que significado teve para elas”.

Torne-se um influenciador na comunidade de tecnologia

Encontrar significado em seu trabalho, de acordo com Colleen Tartow, Diretora de Engenharia da Starburst Data, envolve entender seu lugar na comunidade de tecnologia mais ampla e ajudar a crescer em uma direção que seja motivadora e inspiradora para você. “Falar publicamente em conferências ou encontros, bem como escrever artigos ou white papers sobre meu trabalho e os desafios enfrentados pelo meu setor, me ajudou a me sentir mais conectada aos objetivos de negócios e mais motivada pelo trabalho que estou fazendo”, diz ela.

Às vezes, apenas voltar a um mundo onde as pessoas aspiram à posição em que você está pode mostrar que já há significado no que você faz.

Faça uma autópsia

“Nada nunca sai perfeitamente ou de acordo com o planejado”, diz Ormond. “É aí que surgem as lutas”. Mas há lições e significados a serem encontrados tanto nos projetos que dão certo quanto nos que não dão. O truque é parar e aprender as lições que os sucessos e fracassos podem ensinar se você ouvir.

“No final de um projeto, fazemos uma revisão pós-projeto”, diz ele. O objetivo é fazer com que as lições aprendidas com os erros – e sucessos – sejam parte integrante do processo. Este momento em que as pessoas param para falar sobre o que aconteceu e o que aprenderam ao longo do caminho não é apenas uma boa prática para seus projetos futuros, mas ajuda a encontrar o significado no que você faz. “Isso permite que as pessoas façam a cura emocional que precisa acontecer para superar as lutas. É um bom mecanismo para aprender com seus erros – e com o que deu certo – e permite que a equipe se cure ou se regozije, dependendo das circunstâncias”, diz Ormond.

Crie líderes

“Quando você está ajudando os outros, é gratificante para você também”, diz Covello, da Engage People. “Acho que ajudar os outros, para mim, traz muito significado. Eu me vejo como o líder servidor de uma equipe muito proficiente. Então, uma grande parte do meu trabalho é capacitá-los. É gratificante vê-los ser bem-sucedidos”.

Essa ajuda pode ser o dia-a-dia de ajudar alguém a desbloquear ou encontrar uma solução. Ou pode ser maior. Pode ajudar alguém a se ver como proficiente, bem-sucedido e – eventualmente – um líder.

“Alguém me disse uma vez que você não é um líder até criar um líder que possa criar um líder”, diz Salmon. “Aquilo foi um divisor de águas para mim”.

Criar seu substituto, desenvolver pessoas que possam liderar outras equipes de TI e construir a equipe de liderança do futuro é – muitas pessoas me disseram – uma grande fonte de significado para qualquer pessoa na função de CIO.

“Muitos dos meus gerentes de TI me disseram diretamente que querem ser CIO um dia”, concorda Eric Tan, CIO da Coupa. “Eu me esforço para fazer tudo ao meu alcance para ajudá-los a alcançar esse objetivo – seja possuir novos projetos ou ajudá-los a fazer networking. Sempre acreditei em investir nas pessoas para se tornarem nossos futuros líderes”.

Criar líderes é um trabalho grande e importante. Os líderes mudam a cultura, a produtividade e o nível de felicidade de tudo o que tocam – em sua equipe e em tudo que sua equipe faz. Criar esses líderes é como você muda o mundo, mesmo depois de ter feito sua parte e decidido que é hora de ficar fora do jogo. “Você tem que manter a bola rolando”, diz Salmon.

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