8 dicas de startups para melhorar a gestão dos trabalhadores

Algumas iniciativas - e tecnologias - contribuem para melhorar a gestão de pessoas e melhorar índices de satisfação com o trabalho

Author Photo
6:44 pm - 22 de outubro de 2021
time, equipe, trabalho, pandemia

O relacionamento entre gestores e colaboradores ganhou novos contornos com a chegada da pandemia e o trabalho remoto. O distanciamento físico trouxe preocupações em relação ao relacionamento e o desenvolvimento interpessoal, e a tecnologia foi importante para que o contato continuasse transparente.

Além de abrir espaços seguros para diálogos, as empresas podem implementar iniciativas e tecnologias que contribuam para uma melhor gestão de pessoas. Segundo um estudo da Zoro, mais de 72% dos profissionais veem benefícios corporativos como um incentivo para continuarem satisfeitos com o trabalho.

Muitas instituições passaram a oferecer novos serviços para os colaboradores e criaram mecanismos para melhorar o engajamento da equipe. Abaixo listamos oito exemplos do que pode ser feito e o que já vem sendo implantado por algumas startups.

Cartão ao invés de reembolso

Os cartões corporativos são uma solução financeira usada para custear despesas com alimentação, transporte e hospedagem dos colaboradores, sem que a conta pessoal seja impactada. Também pode melhorar o planejamento e controle financeiros.

“Os funcionários podem seguir com as viagens corporativas sem ter de se preocupar com o dinheiro a mais para despesas”, explica Thiago Campaz, CEO do VExpenses, startup especialista nesse tipo de benefício.

Treinamentos frequentes

O processo de vendas também foi afetado durante a pandemia. Para Tatiana Pezoa, CEO da edtech Outbound Sales, manter colaboradores engajados e com conhecimento sobre a proposta de valor da empresa passa por treinamentos especializados.

“Isso traz resultados positivos não somente para o caixa das companhias, mas também para a satisfação dos colaboradores”, diz.

Incentive a educação

Algumas empresas apostam na oferta de cursos gratuitos de capacitação, idiomas e ambientes adequados para o estímulo ao estudo. Leandro Campos, CEO da Nvoip, diz que a empresa incluiu no pacote de benefícios cursos de capacitação e aprimoramento em língua inglesa.

Também criou uma “minibiblioteca que é um refúgio para estimular a leitura e também funciona como uma sala de descompressão”.

Equipes com pessoas compatíveis

Para Pedro Pezoa, CEO da HRtech Pointer, o trabalho em equipe exige paciência e propósito. E que apesar de ser normal que opiniões sejam divergentes dentro do mesmo time, encontrar soluções para incompatibilidades é algo natural.

“Entretanto, colocar pessoas de personalidades muito distintas e valores diferentes pode causar conflitos na equipe, prejudicando o andamento do trabalho. Por isso, antes mesmo de inserir um novo colaborador no ambiente, verifique se ele é compatível com sua equipe, faça testes de personalidade, se preciso”, diz.

Cultura de autonomia

A Getrak, startup especialista em rastreamento veicular, aposta em uma cultura de autonomia para que os funcionários façam o trabalho do jeito que acharem melhor. Busca também promover integrações em reuniões de resultados, happy hour e ações de conscientização e educação sobre diversidade.

Experiências digitais imersivas

Com um futuro de trabalho híbrido se avizinhando, a tendência é de que o onboarding de novos colaboradores seja feito digitalmente por muitas empresas. Uma das formas de aumentar o engajamento do processo é oferecendo experiências imersivas com o uso de realidade virtual e aumentada.

A Flex Interativa é especialista nesse tipo de solução, e entre seus principais clientes estão profissionais de RH e gestores de escolas, universidades e profissionais autônomos, como palestrantes e especialistas. Segundo Fernando Godoy, fundador da startup, na plataforma da empresa é possível criar avatares que interagem com grupos de pessoas em ambiente virtuais 3D e gamificados.

Estratégias de gamificação

Uma das maneiras mais efetivas de incentivar o autodesenvolvimento, motivar e engajar equipes é utilizar estratégias de gamificação, que podem ser aplicadas em processos seletivos e treinamentos corporativos. “Ao combinar diversão com aprendizado, os colaboradores se envolvem de uma forma mais saudável com os conteúdos educacionais e com a empresa”, diz Samir Iásbeck, CEO e fundador do Qranio.

A plataforma de aprendizagem para dispositivos móveis usa gamificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais.

Colaboração e autonomia

Para a market4U, rede de mercados autônomos, incentivar a colaboração entre as equipes é parte do caminho para aumentar a autonomia. “Cada setor tem muita independência; cada líder e cada colaborador tem muito espaço para tomar decisões, resolver e fazer”, diz Eduardo Córdova, CEO da startup.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.