5G deve chegar ao Brasil em 2020, prevê especialista da Adobe

Expectativa do especialista está em linha com histórico de implementações anteriores, que demoraram cerca de dez anos para acontecer

Author Photo
9:58 am - 10 de abril de 2018

A tecnologia 5G fará muita diferença no uso da internet móvel com potencial para movimentar cerca de US$ 12 bilhões em receita ao ano para os varejistas on-line nos EUA até 2021. Essa é uma das constatações apontadas por estudo desenvolvido pelo braço de pesquisas da Adobe, o Adobe Digital Insights (ADI), com o objetivo de mostrar o atual cenário das experiências do cliente em smartphones e desvendar as principais tendências do setor.

Segundo Jefferson Araujo, Head of Practice Digital Experience da Adobe para América Latina, embora ainda não tenhamos a tecnologia 5G implementada no Brasil, diversas operadoras de telefonia estão trabalhando com outros padrões comercializados que são o primeiro passo da nova era, como: 4.5G, 4G+, ou até mesmo o já conhecido 4G. “Dessa forma já é possível realizarmos ações de melhoria dentro de nossos ambientes digitais e também nos prepararmos para essa próxima geração. Com relação ao tempo, se seguirmos o padrão de evolução que tivemos entre as redes 2G, 3G e 4G, temos um tempo médio de dez anos entre cada uma delas, dessa forma a previsão atual é que o 5G chegue ao Brasil por volta de 2020”.

Número de usuários

Quando o assunto é o aumento no número de usuários de smartphones, o Brasil é um dos países em destaque, compondo o top 5 global. De 2015 a 2017, o Brasil registrou 25 milhões de novos usuários de celulares inteligentes. Apesar do número expressivo, a Índia é o país que lidera esse ranking, com 211 milhões de pessoas a mais utilizando smartphones na comparação com 2014.

Entretanto, apesar da presença entre as cinco nações que mais crescem em quantidade de smartphones ativos, o Brasil sequer aparece entre os países que mais acessam a internet com o dispositivo móvel. Mais uma vez a Índia lidera, com 58% da população navegando na internet via smartphone, seguida da Coreia do Sul (52%) e China (45%).

“Esse gap demostra que, apesar do crescente número de smartphones, ainda há um desafio estrutural no Brasil. Isso inclui tanto o desenvolvimento e acesso às redes de conexão mobile e Wi-Fi, até em como as empresas com presença online podem aprimorar a experiência mobile entregue aos consumidores para aproveitar esse grande potencial de audiência, afirma Araujo.

Acesso à internet

O ADI buscou entender também como anda a divisão do acesso à internet por dispositivo nos EUA. Os dados mostram que, enquanto mais uma vez os smartphones apresentam desempenho positivo – tendo crescido 89% de 2015 a 2017 –, o acesso via desktop e tablets perdem espaço para os celulares inteligentes, caindo 17% e 30%, respectivamente. “Como único tipo de dispositivo que registrou crescimento no número de acessos, a importância do smartphone para as marcas hoje é nítida. Com os celulares praticamente como extensão do corpo humano, as empresas têm nas mãos dos clientes uma linha direta de interação”, diz o especialista.

Além disso, a pesquisa da Adobe aponta que o valor dos acessos (receita por visita) via smartphone está aumentando em um ritmo mais rápido do que o desktop. Nos últimos três anos, a diferença entre o valor dos acessos via smartphone e via desktop caiu em 11%. “Vemos aqui que, diferente do que acontecia anteriormente na jornada de compra, em que o cliente pesquisava via dispositivos móveis e fechava a compra no desktop, os e-consumidores adquirem cada vez mais confiança para concluir seus pedidos no próprio smartphone”, finaliza Araujo.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.