5 tendências na carreira de TI que estão em alta (e 5 que estão em queda)

Lacuna de habilidades de TI demanda por funções híbridas. Nosso mapa de calor de tendências de carreira ajuda você a lucrar e evitar becos sem saída

Author Photo
8:30 am - 08 de outubro de 2020

Há uma grande lacuna de habilidades de TI e ela só deve aumentar. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, fechar a lacuna global de habilidades poderia adicionar US$ 11,5 trilhões ao PIB global até 2028. As organizações estão procurando maneiras de preencher essa lacuna, mas, se muito, a pandemia global piorou o problema, de acordo com o WEF.

Enquanto isso, alguns trabalhadores de tecnologia estão procurando adotar novas habilidades em áreas que estão em demanda, mas com tempo limitado e enfrentando demissões. Os líderes de tecnologia dizem que reconhecem a dificuldade que os trabalhadores enfrentam para melhorar suas habilidades enquanto estão remotos e potencialmente em modo de crise.

Continue lendo para descobrir quais áreas relacionadas à carreira de TI estão se tornando mais populares em tempos desafiadores – em habilidades de comunicação, rede e novas funções – e quais estão esfriando.

Em alta: Segurança na nuvem e funções SRE

Com grande parte da força de trabalho ainda em casa, as empresas estão cada vez mais dependentes dos serviços em nuvem. Não é de se admirar que haja um aumento na demanda por habilidades de segurança em nuvem. Scott Howitt, CIO da McAfee, acredita que essa necessidade vai durar mais que a pandemia.

“A Covid mostrou que as empresas nativas da nuvem foram capazes de se adaptar ao novo normal”, diz Howitt. “Na verdade, estamos vendo que muitos ficaram tão confortáveis com isso que estão dizendo aos funcionários que podem trabalhar em casa indefinidamente. Como o jardim murado da rede corporativa praticamente desapareceu para muitas organizações, os profissionais de segurança que estão familiarizados com a nuvem e os princípios de segurança da nuvem são muito mais valiosos. Além disso, os engenheiros de infraestrutura que entendem os princípios do site reliability engineering [SRE] têm mais valor para a organização”.

Em baixa: funções de utilidade

A pandemia causou um aumento de curto prazo na necessidade de habilidades de VPN e middleware, diz Ola Chowning, um parceiro com foco em agilidade empresarial e inovação na Information Services Group. Mas essas necessidades foram rapidamente ofuscadas “pela demanda por uma habilidade mais substantiva em segurança cibernética, para lidar com a enorme expansão das conexões digitais que a pandemia gerou”, diz ela.

Keith Sims, um recrutador da Sanford Rose Associates, concorda, dizendo que está vendo menos demanda para o que chama de “funções de utilidade”, como banco de dados e administração de sistema, bem como menos necessidade de monitoramento e teste de desempenho.

“O back office da tecnologia, o trabalho que mantém as luzes acesas, será automatizado, terceirizado, comoditizado ou movido para modelos pré-pagos”, diz Sims. “Se você não está trabalhando com processos de criação de valor, como análises, desenvolvimento de produtos, automação de processos ou envolvimento do cliente, há uma grande chance de que sua função seja terceirizada ou eliminada nos próximos cinco anos.

Em alta: habilidades de comunicação

Habilidades pessoais são uma necessidade frequentemente mencionada no setor de tecnologia e frequentemente não atendida, dizem gerentes de contratação e recrutadores. Mas Michael Solomon, cofundador da 10x Management, dá ênfase especial a uma habilidade específica que também pode ajudar a aumentar seus resultados pessoais.

“Costumamos dizer que quase tudo pode ser pedido se for enquadrado de forma adequada”, diz Solomon, acrescentando que isso inclui o pedido de melhor remuneração em uma oferta de emprego. Solomon, que diz que muitos profissionais de TI se recusam a pedir maiores salários porque temem correr o risco de ter sua oferta rescindida, enfatiza a importância de apresentar explicações e justificativas respeitosas e razoáveis como a chave para que suas preocupações sejam ouvidas no local de trabalho, lembrando um colega que queria recursos para um projeto, mas, sem comunicar a necessidade com eficácia, não foi capaz de protegê-los.

“Eles não explicaram suficientemente o projeto, de modo que o restante de nós não pôde apoiar nem rejeitar a ideia”, diz Solomon. “Pedimos mais informações e, de alguma forma, eles sentiram que era uma forma de rejeição. Nesse caso, não foi nada, mas apenas tentar entender melhor. Eles ficaram tão perturbados com o questionamento que rescindiram a sugestão. Essa foi uma perda potencial para todos os envolvidos, especialmente para a organização, se tivesse sido uma boa ideia”, diz ele. “Saber como se comunicar de forma eficaz e por meio de qual canal – chamada, Zoom, e-mail, Slack, etc. – é uma habilidade crítica que muitas vezes passa despercebida”.

Em baixa: preenchimento de conexões do LinkedIn

Recrutadores, incluindo headhunters baseados em IA, contam com perfis de palavras-chave. Mas não é aconselhável depender apenas de palavras-chave. Nem é a rede por causa dos números.

“Simplesmente aumentar seus números do LinkedIn e preencher seu perfil está fora de questão”, diz James Stanger, Evangelista Chefe de Tecnologia da CompTIA.

Profissionais de TI que podem combinar conexões pessoais com habilidades de tecnologia terão desempenho superior até mesmo daqueles com habilidades mais tradicionais, diz David S. Patterson, Presidente de Equipe de TI e Executivo de Pesquisa da empresa The Kineta Group.

“Não é apenas a compreensão da tecnologia, mas é a compreensão da tecnologia e como inseri-la de forma criativa no cenário de negócios que fará a diferença real no mercado de trabalho que está por vir”, diz Patterson.

Em alta: habilidades de negócios

Inovar no local de trabalho de TI de hoje, dizem nossos especialistas, significa desenvolver inteligência de negócios para aqueles que desejam avançar em suas carreiras.

“Estamos começando a ver mais funções em competências de negócios, como marketing ou operações, que recompensam um histórico ou competência de TI”, diz Lev Lesokhin, vice-Presidente Executivo de Estratégia e Analytics da empresa de inteligência de software CAST. “Como o software continua a permear tudo o que fazemos, está se tornando mais imperativo para o pessoal de operações ter pelo menos uma compreensão básica do que a tecnologia faz pelos negócios”.

Mesmo as áreas quentes, como data analytics, não existem no vácuo. “Quase todas as funções no negócio têm muitos dados com os quais lidam regularmente e precisam da função analítica para garantir que os dados possam contar a história”, disse Mona Abou-Sayed, vice-Presidente de Desenvolvimento Organizacional e Talento da empresa de telecomunicações Mitel. “Isso requer um nível mínimo de compreensão do negócio para ser capaz de extrair histórias relevantes dos dados”.

Em baixa: negócios como de costume

Chowning diz que as organizações estão começando a perceber que precisam ser pivô, se quiserem atrair as habilidades de que precisam em um mundo impactado pela Covid. Isso pode ser uma bênção para trabalhadores de tecnologia que buscam mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional. “As empresas estão começando a abordar seriamente as mudanças necessárias na arquitetura da família de empregos”, diz ela.

Chris Murphy, CEO da ThoughtWorks para a América do Norte, concorda que existem novas oportunidades no trabalho remoto, talvez uma fresta de esperança para a equipe de tecnologia, em meio a todas as incertezas, e que não mudará tão cedo.

“As empresas que venderam sua cultura no escritório como seu diferencial – os espaços de escritório de plano aberto estereotipadamente coloridos com kombucha pronto para uso – estão tendo que repensar como manter sua diferenciação em um mundo que, por mais algum tempo, pelo menos, vai ser amplamente e cada vez mais remoto”, diz ele. “Isso envolve um repensar completo de vários aspectos da comunicação empresarial digital, incluindo construção de comunidade e noites sociais, recrutamento, treinamento e desenvolvimento, para um mundo virtual. As empresas que acertarem nessa mudança serão capazes de atrair e reter os melhores talentos e sair das crises ainda mais fortes”.

Em alta: autoaprendizagem

Com as empresas retendo o treinamento e as conferências lutando para mudar para o modo virtual, muitos profissionais de TI estão adotando a educação em tecnologia em suas próprias mãos. A pandemia viu um aumento significativo nas inscrições em cursos on-line, e os certificados que podem ser obtidos trabalhando em casa estão provando ser um investimento valioso em horas que, de outra forma, poderiam ser dedicadas ao deslocamento.

“Quando se trata de treinamento de funcionários, eles assumem o controle de seu próprio desenvolvimento de carreira desde o início da pandemia”, diz Denaro. “Portanto, se algumas empresas não oferecem treinamento, os funcionários serão forçados a obtê-lo em outro lugar. Para os funcionários mais espertos, isso em outro lugar pode ser outro empregador”.

Em baixa: treinamento liderado pelo empregador

Muitos profissionais de TI que buscam crescer em suas carreiras estão perdendo uma oportunidade para adquirir novas habilidades, graças à Covid-19. A pandemia fez com que muitas empresas suspendessem o treinamento, diz Dave Denaro, vice-Presidente da Keystone Partners, pois as empresas esperavam que a economia se recuperasse mais rapidamente do que antes.

“Portanto, as empresas agora estão tentando descobrir como colocar o treinamento de volta nos trilhos”, diz Denaro.

Doug Stephen, Presidente da Divisão de Aprendizagem Empresarial da CGS, diz que o treinamento não foi apenas interrompido – os orçamentos foram cortados e não está claro quando ou se eles voltarão aos níveis anteriores.

“Líderes de aprendizagem e desenvolvimento devem requalificar e treinar trabalhadores de tecnologia, à prova do futuro, e demonstrar como esses programas afetam os resultados financeiros e o sucesso do negócio”, diz Stephen. “As empresas que adotam uma combinação de programas de aprendizagem e desenvolvimento virtuais e presenciais terão uma avaliação melhor de como os funcionários estão se saindo no novo local de trabalho”.

Em alta: papéis híbridos

Jesus Pena, vice-Presidente de Vendas e Serviços da United Data Technologies, diz que está vendo uma transição para funções de TI mais híbridas.

“Não é mais o dia de recursos técnicos ficarem em silos”, diz Pena. “Eles precisam ser treinados novamente e pensar mais sobre os resultados de negócios, conversas sobre ROI e especialização vertical”. Mas nem sempre é fácil.

“Esta é uma conversa desconfortável para a maioria das pessoas técnicas”, diz Pena, “porque eles geralmente atuam no departamento de TI e isso os empurrará para fora dessa zona de conforto”.

Todd Loeppke, Arquiteto-Chefe de CTO da Sungard Availability Services, diz que as mudanças do mercado e a ascensão do DevOps abriram caminho para mais e variadas funções híbridas.

“É fundamental que o pessoal de TI saiba quando, onde e como aproveitar e monetizar a nova tecnologia”, diz Loeppke. “Estamos vendo isso agora com machine learning e blockchain. O machine learning requer grandes conjuntos de dados para aprender e testar. O insight de negócios é fundamental para orientar como o ML é implementado. Semelhante ao plano de carreira para a equipe de TI, o lado comercial também tem um plano de carreira técnica adicional – cientista de dados”.

Em baixa: funções de foco único

Renee Zung, vice-Presidente da Keystone Partners, diz que silos há muito são comuns no desenvolvimento de software, mas esses tempos acabaram.

“O desenvolvimento moderno de produtos digitais baseados em nuvem requer equipes polivalentes para trabalharem juntas para trazer ativos digitais para o mercado, incluindo gerentes de produtos, desenvolvedores, analistas, testadores, profissionais de marketing, finanças e especialistas em domínio de negócios”, diz Zung. “Esta mudança está levando a uma reestruturação geral de como as organizações são projetadas, quebrando silos funcionais e equipes multifuncionais poliqualificadas alinhadas em torno de produtos de negócios e segmentos de clientes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.