5 principais tendências de ERP para 2022 – e suas implicações para os líderes de TI

Manter-se atualizado sobre as últimas mudanças nas estratégias e implementações de ERP ajudará os líderes de TI a fornecer o máximo valor

Author Photo
10:34 am - 31 de outubro de 2022
ERP Foto: Shutterstock

Não seria exagero chamar o ERP de cérebro da infraestrutura de TI de uma organização. Afinal, um sistema ERP simplifica, padroniza e integra uma ampla gama de processos vitais de negócios em diversas funções de negócios.

A implementação de uma solução de ERP está entre os projetos mais intensivos em capex que qualquer líder de TI realizará. Além de investimentos substanciais, a solução tem potencial para impactar todas as unidades estratégicas de negócios de uma empresa. Portanto, é imperativo que um CIO siga as melhores práticas para implantar uma solução de ERP e, em seguida, acompanhar de perto as tendências que a moldarão no futuro.

Veja como a categoria ERP está evoluindo como uma solução corporativa e como essas tendências afetarão os líderes de TI.

A customização dá lugar à padronização

A prática tradicional dos líderes de tecnologia empresarial que personalizam uma solução de ERP para atender às necessidades específicas de sua empresa ou de negócios está dando lugar à implementação de uma solução pronta para uso. Um fator-chave para isso é o alto custo de recursos para manter implementações personalizadas em ritmo com os recursos mais recentes – um custo que muitos CIOs renunciam em favor da estagnação, correndo o risco de ficar para trás.

“Existem atualizações regulares no ERP, que podem ser na forma de recursos e funcionalidades que são inseridos no ambiente ao vivo. Se houver um alto nível de personalização, um CIO terá que ajustar a atualização no contexto da personalização. Isso é complicado e leva a custos adicionais. Ao optar por uma solução de ERP padronizada, os líderes de TI podem evitar esses problemas, e a maioria está seguindo o exemplo”, diz Abhishek Mundra, Diretor de Prática de Serviços de Plataforma Corporativa da empresa de pesquisa Everest Group.

Implicações para os CIOs: Além de evitar custos e complexidade, a implantação de uma solução ERP pronta para uso também ajuda a acelerar o tempo de lançamento no mercado e tornar os negócios mais ágeis. “Antes, devido à customização, o ciclo de vida da implementação costumava levar de quatro a cinco anos. Com uma solução pronta para uso, a implementação agora leva apenas seis meses a um ano”, diz Mudra, acrescentando que os líderes de TI que usam soluções prontas podem gastar melhor seu tempo modernizando processos.

As melhores soluções ultrapassam a abordagem de toda a empresa

Antes, os CIOs costumavam implantar uma solução de ERP e estendê-la gradualmente para as várias unidades de negócios estratégicas em toda a empresa. No entanto, a digitalização rápida e a revolução SaaS estão levando os tomadores de decisão de TI a adotar uma abordagem diferente.

“Os líderes de tecnologia corporativa estão realizando agressivamente iniciativas digitais, como automação de marketing, experiência do cliente, marketing de mídia social e transformação de RH”, diz Mundra. “No entanto, nessas áreas, as soluções de ERP em nuvem ainda estão atrasadas em termos de funcionalidades em comparação com suas versões on-premises. Assim, para uma função central, como finanças, os CIOs optam por uma solução de ERP em nuvem de um fornecedor líder, que atenda aos seus requisitos, mas, para outras áreas, eles adotam as melhores soluções pontuais”.

Implicações para os CIOs: Ao aproveitar ao máximo as melhores soluções SaaS, os líderes de TI devem mudar sua ênfase da implementação para a integração. Para obter o melhor dos dois mundos — um ERP para suas funções principais e uma infinidade de soluções direcionadas para necessidades vitais da linha de negócios, como Workday para RH ou Salesforce para CRM — os CIOs devem realizar a modernização de processos e assumir mais um papel de orquestrador.

Integração é o centro das atenções

Com o surgimento de tecnologias de última geração, como IoT, analytics e IA, as empresas procuram obter vantagens comerciais com elas. Seguindo essa pista, os principais fornecedores de ERP estão se alinhando a essa tendência, integrando suas soluções com essas tecnologias emergentes, e os líderes de TI estão seguindo o exemplo.

“Com a disponibilidade de serviços da Web e JSON, ficou fácil integrar uma solução de ERP com outros aplicativos de satélite”, diz Achin Sharma, Vice-Presidente de TI da empresa de logística Movin India.

Abhay Bapna, CIO da empresa de bens de consumo Adani Wilmar, concorda: “Temos milhares de sensores em nossas fábricas e cada sensor envia dados a cada 15 segundos. Com o ERP migrando para a nuvem e integrando-se a tecnologias como analytics em tempo real, grandes volumes de dados agora podem ser processados em tempo real”.

Implicações para os CIOs: A integração do ERP com outras tecnologias aliviou em grande parte as dores dos CIOs. Por exemplo, o módulo financeiro é um componente-chave de uma solução ERP. Na ausência de dados em tempo real, ao final de cada mês, eram necessários alguns dias para executar os números e, finalmente, realizar os relatórios gerenciais. Agora, com replicação quase em tempo real, os CIOs podem encerrar essa atividade de final de mês no dia seguinte, tornando todo o processo contínuo e eficiente. Da mesma forma, na área da saúde, os prontuários médicos eletrônicos estão sendo integrados à solução ERP, fornecendo melhores insights aos profissionais de saúde.

O surgimento de soluções específicas do setor

Dadas as diversas necessidades de cada vertical, uma abordagem de tamanho único não atende às expectativas dos líderes de negócios e tecnologia. Isso está dando origem a plataformas de ERP que oferecem funcionalidades que atendem a verticais de negócios específicas.

“As soluções de ERP do setor estão cada vez mais ganhando popularidade entre os CIOs. Existem fornecedores emergentes que encontraram seus nichos verticais. Por exemplo, a Infor tem uma solução de ERP para a vertical de manufatura; A Salesforce oferece seu ERP para setores de saúde, bancos e serviços financeiros; e a ServiceNow é forte no setor de telecomunicações e do setor público”, diz Mundra, do Everest Group.

Implicações para os CIOs: As soluções de ERP na nuvem do setor permitem que os CIOs obtenham insights sobre as melhores práticas seguidas por seus pares. Além disso, ter uma ampla base de clientes oferece uma maior probabilidade de o provedor de soluções investir em desenvolvimento e inovação de produtos.

A mudança para a nuvem

Os líderes de tecnologia corporativa estão substituindo suas soluções de ERP locais e legadas pela migração para a nuvem. Embora as vantagens de aproveitar a nuvem já fossem reconhecidas, a pandemia destacou ainda mais seu valor, pois permitiu que os funcionários trabalhassem de qualquer lugar.

“Atualmente, cerca de 60% a 65% do mercado de ERP na Índia ainda está no local. Isso mudará nos próximos três a quatro anos, quando a nuvem ultrapassará o local com cerca de 50% a 55% de implantações nela. Essa tendência está se recuperando rapidamente”, diz Sheetanshu Upadhyay, Chefe de Pesquisa da empresa de pesquisa de mercado global Strategic Market Research.

O Gartner define o mercado de ERP em nuvem como um mercado de tecnologia de aplicativos. De acordo com a empresa de consultoria e pesquisa tecnológica, dentro dos segmentos de mercado endereçáveis, os gastos de TI corporativos em nuvem pública ultrapassarão os gastos com TI tradicional em 2025. Ele prevê que quase dois terços (65,9%) dos gastos em software de aplicativos serão direcionados para tecnologias de nuvem em 2025, acima dos 57,7% em 2022.

Implicações para CIOs: Ao levar suas soluções de ERP para a nuvem, os CIOs podem se beneficiar de custos mais baixos, novas funcionalidades, mobilidade, implantação mais simples, elasticidade, menor necessidade de recursos internos de TI e a capacidade de adicionar facilmente usuários e funções para acomodar o crescimento dos negócios.

Tags:
erp

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.