5 decisões que os líderes de RH precisarão tomar em 2021

Organizações devem revisar sua estratégia híbrida de força de trabalho, papel do escritório corporativo e iniciativas de diversidade e inclusão

Author Photo
6:35 pm - 20 de janeiro de 2021

A pandemia gerou grandes mudanças às organizações, em transformações macro, como comportamento do cliente e regulamentações governamentais, e também micro, incluindo estratégia e política organizacional. Essas mudanças reduziram substancialmente os horizontes de tempo dos líderes de RH no planejamento para o futuro. Enquanto esses líderes continuam a abordar as mudanças nos ambientes de negócios como resultado da pandemia de Covid-19, o Gartner identificou cinco futuras decisões de trabalho que o RH deve abordar este ano.

“2021 será um ano não apenas de recuperação, mas de renovação e aceleração à medida que as organizações adotam novas estratégias de negócios, tecnologia e talentos”, disse Emily Rose McRae, Diretora de Prática de RH do Gartner. “Dadas as mudanças tectônicas de 2020, os líderes de RH terão que enfrentar decisões que devem estar prontos para tomar a fim de preparar suas organizações para o sucesso”.

As cinco futuras decisões de trabalho críticas que os líderes de RH devem tomar em 2021 incluem, de acordo com o Gartner:

Gatilhos para revisar as estratégias da força de trabalho

Em algum momento de 2021, as organizações precisarão rever as políticas de trabalho remoto e híbrido escritas durante a crise. Os líderes de RH de sucesso estabelecerão gatilhos para revisar e revisitar as estratégias de força de trabalho remota e híbrida de suas organizações, em vez de esperar que as estratégias se tornem impraticáveis.

Existem dois tipos de gatilhos para a força de trabalho – talento e situacional. Os gatilhos de talento garantem que os líderes de negócios possam monitorar as ameaças à estratégia de talentos da organização. Com gatilhos situacionais, os líderes de RH identificam os desafios emergentes de decisões estratégicas, como ter equipes em diferentes regiões e em locais isolados.

Tecnologias emergentes para funcionários

Os líderes de RH precisarão buscar oportunidades para reduzir a necessidade de os funcionários realizarem tarefas no local, e as tecnologias emergentes desempenharão um papel fundamental nisso.

A automação de processos robóticos (RPA) e as tecnologias imersivas – como realidade virtual e aumentada – são duas categorias de tecnologia que provavelmente ajudarão a reduzir a necessidade de trabalho no local. A RPA aborda as barreiras para criar fluxos de trabalho mais eficientes; como resultado, as organizações se voltaram para essa tecnologia como uma solução para recuperação e renovação de negócios. Uma pesquisa do Gartner de 2020 revelou que quase um quarto dos líderes financeiros seniores planejam aumentar os investimentos em RPA como resultado direto da pandemia de Covid-19.

As tecnologias imersivas ajudarão as organizações a criar novos canais para interação digital de alto valor, experiências que, de outra forma, seriam difíceis de replicar em uma força de trabalho híbrida. Os líderes de RH devem considerar como o investimento nessas ferramentas tecnológicas criará demanda para novas funções ou conjuntos de habilidades.

Redefinindo o espaço de escritório

Em 2021, os funcionários trabalharão em casa, no local e potencialmente em espaços de terceiros. Os escritórios corporativos agora competirão para atender às necessidades físicas e emocionais de trabalho dos funcionários. As organizações devem decidir o que seus escritórios corporativos podem oferecer aos funcionários que outros espaços não podem.

Para fazer isso, os líderes de RH devem compreender as necessidades emocionais dos funcionários e identificar oportunidades onde o local de trabalho pode atender a essas necessidades. Isso exige que o RH trabalhe com outros líderes de negócios para tomar decisões sobre a finalidade dos espaços corporativos e como desenvolvê-los, ao mesmo tempo que determina como e quando reduzir o custo imobiliário da organização.

Inovações de modelo de emprego

Muitas organizações experimentaram modelos de emprego inovadores como uma resposta à pandemia, como oferecer 80% de pagamento por 80% das horas de tempo integral para funcionários que precisavam de mais flexibilidade, trazer trabalhadores para projetos piloto ou estabelecer acordos formais de compartilhamento de talentos com outros empregadores para compensar a baixa oferta de talentos.

As organizações precisam decidir se continuarão usando esses modelos de emprego no futuro. Isso será particularmente relevante para organizações com uma alta porcentagem de funcionários mais velhos em funções críticas – oferecer maior flexibilidade não apenas quando os funcionários estão trabalhando, mas quanto eles trabalham, pode ajudar a reter funcionários que, de outra forma, poderiam se aposentar.

Compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão

Muitas organizações assumiram compromissos novos ou aumentaram para criar locais de trabalho mais diversificados, equitativos e inclusivos durante 2020. Uma pesquisa do Gartner de 2018 descobriu que 74% dos funcionários esperam que seu empregador tome uma posição sobre as questões sociais ou culturais atuais, mesmo que essas questões não tenham nada a ver fazer com seu empregador. Essas demandas só se tornaram mais urgentes durante os protestos recentes exigindo justiça e igualdade social. Em 2021, os líderes de RH precisam avaliar a estratégia de talentos de sua organização para garantir que ela cumpra seus compromissos com a DEI.

“As estratégias de recrutamento, remuneração, gestão de desempenho e planejamento da força de trabalho precisam ser avaliadas para garantir que estejam alinhadas com os objetivos e valores da organização, especialmente se eles mudaram durante 2020”, disse McRae.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.