5 benefícios da emulação e virtualização diante de uma catástrofe

Author Photo
3:07 pm - 04 de outubro de 2017

Os sistemas legados estão em todos os lugares: bancos, empresas de energia (incluindo usinas nucleares), produção de todos os tipos (controle de processos), indústria de defesa, transporte e hospitais.

A Stromasys, focada em soluções de emulação de servidores legados de multiplataformas corporativas, listou as vantagens da emulação e virtualização de sistemas legados diante de desastres naturais, atentados ou qualquer outra violação que possa afetar a disponibilidade de informações críticas de uma empresa. Confira.

  1. Rápida recuperação de serviços de TI em produção
  2. Acesso contínuo à informação crítica da empresa por meio da incorporação de esquemas de alta disponibilidade em computação ou na nuvem
  3. Redução de custos operacionais associados ao tempo de busca ou à compra de componentes obsoletos para tentar recuperar um sistema legado
  4. Redução de riscos e conformidade com normas, regulações e multas
  5. Ajuda a minimizar o risco e o impacto da reputação da empresa por não poder prestar serviços críticos aos clientes.

Os sistemas legados incluem software e hardware legados. O software legado refere-se àquele que está em operação há muito tempo na empresa e ainda atende a uma necessidade exigida pela instituição. Além disso, possui uma missão crítica e está sujeito a uma versão específica de um sistema operacional ou modelo de hardware (sujeito a um fornecedor exclusivo) que já chegou ao fim de sua existência.

Vida longa ao hardware?

“Geralmente, a vida do hardware é menor do que a do software. Com o passar dos anos, fica mais difícil de se manter o hardware, mas, ainda assim, ele é preservado pois está instalado e porque, por enquanto, está funcionando, além de ser muito complexo e/ou caro para substituí-lo”, destaca Robert Ruiz, diretor-geral da Stromasys para a América Latina e Caribe.

Graças à emulação e virtualização, as informações críticas das empresas tornam-se mais seguras, disponíveis e suportadas. “A Stromasys virtualiza o hardware legado sem fazer alterações no software da entidade, evitando a difícil tarefa de se repetir uma certificação de software. Com isso, já ajudamos mais de 6 mil instituições líderes em mais de 50 países nos Estados Unidos e na Europa a aumentar sua produtividade, reduzir os custos de energia em até 90% e diminuir em cerca de 85% o espaço necessário para acomodar seus sistemas legados”, conclui o executivo.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.