4 tendências disruptivas para gerenciamento de serviços de infraestrutura

À medida que os provedores adaptam suas estratégias de entrada no mercado, os clientes devem se planejar

Author Photo
9:30 am - 17 de dezembro de 2021

Embora os data centers corporativos apoiados por serviços de infraestrutura gerenciada já estivessem em segundo plano, dando suporte às operações de negócios, eles agora estão na vanguarda do planejamento estratégico e das decisões de investimento direcionadas. Os modelos de infraestrutura e operações (I&O) devem mudar para capacitar as empresas a adotar a era digital, inovar e integrar suas estratégias em nuvem.

O fim está chegando para o modelo de suporte de infraestrutura tradicional de aquisição, provisionamento e suporte de infraestrutura interna que permite software corporativo novo e atualizado. Inovações, transformações digitais, ofertas de infraestrutura baseada em nuvem (por exemplo, segurança como serviço) e o surgimento de hiperscaladores estão mudando a definição de infraestrutura e serviços gerenciados de infraestrutura.

Os provedores de serviços gerenciados de I&O também estão mudando suas estratégias de entrada no mercado em reação a esses desreguladores. E as empresas também devem pensar estrategicamente e planejar de acordo para permitir essa transformação de I&O.

Vamos explorar a magnitude de cada disruptor e seu impacto na remodelagem do próprio núcleo da infraestrutura como existe hoje.

Transformação digital
Torres de I&O mais afetadas: suporte de servidor e armazenamento, rede, segurança, serviços de gerenciamento de aplicativos (AMS)

Conforme os provedores de aplicativos corporativos como SAP, Oracle e outros mudam seus conjuntos de produtos para soluções de assinatura baseadas em nuvem, várias torres tradicionais de I&O de suporte mudam materialmente. O maior impacto vem dos principais investimentos da empresa em servidores e armazenamento. No caso das transformações digitais SAP S/4HANA, as empresas agora têm várias opções de hospedagem para sua infraestrutura SAP:

Fique no local e aproveite as equipes de suporte interno existentes ou um provedor de serviços gerenciados de I&O (MSP)

Use SAP para hospedar a infraestrutura SAP, aproveitando a oferta RISE da SAP

Envolva-se e contrate separadamente com um hiperscalador para infraestrutura física, enquanto seleciona um MSP para oferecer suporte a BASIS, serviços gerenciados em nuvem e suporte a aplicativos.

A transformação digital para hospedagem de aplicativos baseada em nuvem está reformulando fundamentalmente as estratégias de suporte AMS para muitas empresas. Como os aplicativos corporativos exigem mais infraestrutura para serem executados e mais esforço para oferecer suporte, mover essa pegada para a nuvem cria uma oportunidade para as empresas reavaliarem toda a sua base de suporte de aplicativos e estratégias de suporte de infraestrutura.

Essa mudança de transformação digital para a nuvem oferece aos CIOs a oportunidade de procurar sinergias de provedor em gerenciamento de aplicativos, serviços gerenciados em nuvem, serviços de infraestrutura restantes e serviços de transformação/migração. As principais decisões estratégicas de sourcing precisam ser tomadas antecipadamente para permitir a transformação. Os tempos de transição, os roteiros de produtos e as consolidações de fornecedores precisam ser levados em consideração nessas decisões e estratégias de abastecimento.

O modelo como serviço
Torres I&O mais afetadas: rede, segurança, dados/armazenamento

O impulso para as soluções de software baseadas na nuvem gerou uma miríade de modelos como serviço, em que cada um busca alavancar o software para oferecer suporte a funções tradicionais de I&O, como suporte de rede, segurança e dados.

Rede como serviço (NaaS) permite que as empresas aproveitem soluções/assinaturas de software baseadas em nuvem opex e se afastem do modelo de rede tradicional de compra, implantação, configuração e manutenção de investimentos capex de propriedade corporativa em hardware de rede e Programas.

Em um mundo que está se tornando totalmente digital, soluções de software baseadas em nuvem como este estão rapidamente se tornando parte do roteiro estratégico de uma empresa para adoção conforme a estrutura de conectividade I&O e fluxos de dados entram e saem da nuvem. Redes de longa distância definidas por software (SD-WAN) e soluções baseadas em arquitetura de borda de serviço de acesso seguro (SASE) estão agora dominando esse espaço, enquanto participantes de rede legada como a Cisco trabalhavam para trazer suas próprias soluções em pacote SaaS para o mercado.

Complementando a onda de soluções NaaS que interrompem o modelo de I&O, estão as soluções de segurança como serviço. Conforme as fontes de sistemas baseados em solução mudam para várias plataformas de nuvem, a necessidade de conectividade sempre segura também apresenta uma oportunidade para a introdução de soluções de segurança como serviço que podem proteger e gerenciar remotamente essas conexões e trocas de dados.

Hiperescaladores
Torres I&O mais afetadas: Servidores/computação, armazenamento

À medida que os provedores de software existentes mudam para modelos SaaS e novos provedores de software adotam o modelo SaaS, os hiperescaladores (por exemplo, AWS, GCP e Microsoft Azure) estão fornecendo o poder de computação da infraestrutura para hospedar e realizar transações na nuvem. Conforme os hiperescaladores expandem seu alcance além da parceria com provedores de SaaS para infraestrutura como serviço (IaaS), eles estão se tornando o facilitador da mudança de I&O para a nuvem. Embora os hiperescaladores forneçam a infraestrutura física, as empresas ainda precisarão de serviços gerenciados de I&O para fornecer suporte I&O selecionado de sua infraestrutura baseada em nuvem para gerenciar, monitorar e oferecer suporte aos aplicativos instalados.

Inovação
Torres de I&O mais afetadas: suporte de aplicativo, central de atendimento/help desk

Por último, mas certamente não menos impactante, é a onda de inovação que ocorre no espaço de I&O. As empresas precisam avaliar ferramentas como inteligência artificial para operações de TI (aiops), internet das coisas (IoT), realidade aumentada (AR), automação de processos robóticos (RPA) e muito mais. Incluir essas tecnologias em seu roteiro estratégico de I&O posicionará melhor as empresas para alinhar as capacidades essenciais que possibilitam resultados de negócios por meio da inovação. Determinar quando e como essas ferramentas serão incorporadas ao seu roteiro de infraestrutura terá um impacto direto na capacidade de uma empresa de maximizar os benefícios da transformação.

Reimaginando plataformas e serviços

Os provedores de serviços gerenciados de I&O estão mudando em resposta a esses interruptores e, em alguns casos, estão reinventando suas estratégias de entrada no mercado. Eles estão estabelecendo novos relacionamentos com outros fornecedores (por exemplo, as parcerias recentemente anunciadas da Kyndryl com a Microsoft Cloud, VMware e SAP) e adquirindo novos talentos, enquanto também aprimoram as habilidades de seus funcionários.

Conforme os provedores se ajustam e reinventam, as empresas também devem planejar com bastante antecedência as necessidades de negócios para reimaginar as plataformas e serviços que permitirão mudanças nos negócios e melhorar os resultados dos negócios.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.