relevanC impulsiona marketing personalizado com inteligência de dados
Empresa busca vanguarda da monetização de dados, conceito que ganhou destaque nos Estados Unidos e brilha aos olhos do mercado nacional
A relevanC, adtech francesa fundada em 2017 como parte de um grupo de varejo, afirma que está revolucionando o campo do marketing personalizado por meio da inteligência de dados. Parte do Grupo Casino, que tem faturamento de 33 bilhões de euros e uma participação importante nas atividades do Grupo Pão de Açúcar no Uruguai e Argentina, a empresa está na vanguarda da monetização de dados, um conceito que ganhou destaque nos Estados Unidos e chama agora a atenção das companhias no Brasil.
Segundo explica Caroline Mayer, vice-presidente da relevanC no Brasil, o coração da estratégia da empresa está em executar esse marketing personalizado no digital, gerando mais conhecimento do cliente. Para ela, o conceito de “Retail Media” – publicidade em ambientes de varejo – se popularizou com o crescimento do Google e das redes sociais e seu crescimento é notório, fazendo com que companhias do setor olhem de perto esse mercado.
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Estima-se que o mercado global de Retail Media atinja US$ 130 bilhões até 2024, de acordo com o relatório, Latin America Retail Media Advertising Trends 2023, com a América Latina representando 1% dessa fatia. No Brasil, esse segmento também está em crescimento, à medida que as marcas percebem a importância de interagir diretamente com os consumidores nos pontos de venda.
Modelo de negócios
Caroline conta que a relevanC oferece duas principais soluções para atender às necessidades das marcas. A primeira é chamada de “soluções on site”, na qual a marca vende produtos no comércio eletrônico e investe em marketing para se destacar.
“Grandes empresas são frequentemente os principais investidores desse tipo de estratégia, pois podem acessar diretamente dados de desempenho. Por outro lado, no ambiente físico das lojas, o retorno do investimento nem sempre é claro. No entanto, com soluções como as da relevanC, é possível medir e controlar o desempenho do investimento em publicidade on-line”, detalha ela.
A segunda solução oferecida pela relevanC, prossegue, visa conectar as marcas aos clientes dos varejistas quando estes navegam em sites de conteúdo fora do ambiente de compras. Embora os clientes não estejam realizando compras nesse momento específico, a relevanC permite que as marcas tenham campanhas direcionadas para um público-alvo relevante, incluindo clientes da própria marca, clientes de categorias relacionadas e até mesmo clientes que não compram a marca em questão. “Essa segmentação cuidadosa da população de clientes permite que as campanhas sejam mais eficazes e mensuráveis”, destaca.
Segmentação como pilar
Com uma base de 21 milhões de clientes fidelizados no Pão de Açúcar, a relevanC tem a capacidade de segmentar e executar campanhas altamente direcionadas para a varejista, o que proporciona a oportunidade de mensurar e avaliar os resultados. “Utilizando plataformas tecnológicas avançadas, análise estatística e machine learning, desenvolvemos produtos que atendem às necessidades específicas das marcas”, comenta ela.
Um caso de sucesso que demonstra o impacto das soluções da relevanC é o da Pernod Ricard , empresa francesa especializada na fabricação e distribuição de vinhos e outras bebidas alcoólicas. Com o apoio da relevanC, a marca registrou aumento de mais de 14,5% nas vendas para clientes GPA, usando o poder dos dados.
O papel do retail media neste projeto consistiu na criação de uma base segmentada de shoppers do GPA, clientes da Pernod e de concorrentes – todos maiores de 18 anos. Com base nesses dados, foi criada uma campanha de publicidade em mídia display fora dos e-commerce do GPA, nas redes programáticas parceiras da relevanC. Ao clicar, os usuários eram direcionados para a loja Pernod dentro do e-commerce do Pão de Açúcar e, assim, contribuindo para conversões.
“A população exposta à campanha converteu em vendas em comparação com a população não exposta. Embora seja difícil atribuir uma venda específica a uma campanha específica, a relevanC já possui uma expertise em como impactar os consumidores de forma eficaz, melhorando consideravelmente a granularidade das segmentações para melhor controlar a estratégia de marketing de uma empresa”, frisa a executiva.
De acordo com ela, um dos principais diferenciais da relevanC é exatamente sua capacidade de explorar dados transacionais valiosos, o que é especialmente relevante em um cenário em que o uso de cookies é cada vez mais restrito. Além disso, a empresa também se destaca pelo seu compromisso em fornecer um serviço de qualidade e apoio aos seus clientes.
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