Como usar dados e marketing para alcançar resultados

O uso de dados em marketing está passando por grandes mudanças nos últimos anos. Surgem novos desafios, como a fragmentação dos canais de comunicação.

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6:11 pm - 06 de abril de 2023
Fonte: Freepik

Faço minha estreia na coluna do IT Forum com um tema bastante relevante: marketing de dados.

O tema tem motivo: observo que ainda há muito caminho a ser trilhado pra que as empresas usem dados de forma estratégica em seus negócios, e no marketing, a oportunidade é gigantesca.

O USO DE DADOS EM MARKETING

O uso de dados em marketing está passando por grandes mudanças nos últimos anos. Com o aumento das tecnologias disponíveis, também surgiram novos desafios, incluindo a fragmentação dos canais de comunicação, novas regulamentações de privacidade, complexidade tecnológica e pressão por resultados.

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Para unir marketing e dados, é preciso ter uma maturidade na visão de que os dados não são a cereja do bolo em um plano de marketing e, sim, o principal ativo para começar o planejamento. Ao mesmo tempo, entendo que muitas pessoas estão tornando a estrutura de dados cada vez mais complexa e com muitas informações que não são relevantes para o objetivo que deve ser alcançado.

Duas profissionais de marketing felizes com os dados apresentados na tela do computador.

Encontrar os dados relevantes é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing hoje. Como sócio de uma empresa que diariamente busca encontrar soluções de performance para os clientes posso afirmar que muitas empresas estão perdendo tempo e dinheiro analisando dados que não são relevantes para atingir o objetivo das ações.

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Por isso, é preciso contar com metodologias e processos para construir a arquitetura de dados que cria a jornada do consumidor até o atingimento do objetivo.

COMO GERAR RESULTADOS COM DADOS EM MARKETING

Outro ponto importante: para gerar resultados consistentes, o profissional de marketing hoje precisa ser multidisciplinar e entender que apenas a criatividade ou o conhecimento técnico não vai ser o grande diferencial para alcançar os objetivos, e, sim, ter uma estrutura de dados e informações à sua volta para encontrar os melhores caminhos.

Quando falamos de dados precisamos sempre olhar com calma para a jornada do cliente por meio do CRM e ferramentas de análise do comportamento do cliente no seu site ou app, enriquecimento de base para conhecer melhor o seu cliente.

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Isso inclui, ainda, pesquisas com o público-alvo e sem falar em todas as análises de resultado de campanhas que vão do impactado até a conversão final, criando assim um grande mapa de oportunidade e dados que precisam ser tratados com muita responsabilidade para que cada ação evolua e gere aprendizado para o próximo passo.

É um grande desafio, mas é possível. Para isso, é necessário aliar estratégia e execução, com uma boa mistura de dados.

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