Impacto do uso de dados depende de desempenho de líderes, diz Gartner

Segundo levantamento, líderes de alto desempenho se mostrarem mais eficientes em dedicar tempo para seu próprio desenvolvimento profissional

Author Photo
10:59 am - 24 de março de 2023
Chief Data Officer, dados, liderança, data driven Imagem: Shutterstock

Uma nova pesquisa do Gartner para avaliar as áreas de Data & Analytics (D&A) das organizações destacou que uma boa parcela dos líderes (44%) avaliam que suas equipes são eficazes em agregar valor às empresas. Há uma relação entre o retorno de valor das equipes e desempenho do próprio Chief Data Officer (CDAOs), constatou a consultoria.

Líderes que se classificaram como “eficazes” ou “muito eficazes” em 17 diferentes características de liderança executiva se correlacionam com aqueles que relataram alta conduta organizacional e das equipes. Por exemplo, 43% dos líderes de D&A de alto desempenho relataram eficiência em dedicar tempo para seu próprio desenvolvimento profissional, em comparação com 19% dos executivos de baixa performance.

“Os executivos mais bem-sucedidos dessa área estão superando seus pares, projetando sua presença corporativa e construindo uma função ágil e estratégica de D&A, que molda a performance dos negócios para que eles sejam orientados a dados na busca da excelência operacional”, reforçou Donna Medeiros, analista e diretora sênior do Gartner.

Leia mais: Salário do CIO: executivos podem ganhar até R$ 95 mil

“Os executivos bem-sucedidos devem ser líderes de elite”, acrescentou Alan Duncan, Vice-Presidente e Analista do Gartner. “Os líderes de D&A de alto desempenho investem em seu sucesso desenvolvendo habilidades para prosperar mesmo em circunstâncias ambíguas, sendo capazes de criarem histórias de valor e identificar produtos e serviços que podem gerar impacto comercial.”

Dados em demanda

O relatório também chamou atenção para o crescente volume de demandas nas áreas de dados, tendo em vista que elas passam a atravessar todo o negócio. A complexidade tende, portanto, a escalar. Entre os CDAOs há uma ampla gama de responsabilidades, incluindo a definição e implementação de estratégias de data & analytics (60%), supervisão de estratégia de D&A (59%), criação e implementação de governança de D&A (55 %) e gerenciamento da mudança da cultura para um modelo de data-driven (54%).

Além disso, muitas funções de D&A estão recebendo maior investimento, incluindo gerenciamento de dados (65%), governança de dados (63%) e análise avançada (60%). O orçamento médio de D&A relatado é de US$ 5,41 milhões, e 44% das equipes indicam que aumentaram de tamanho ao longo do último ano.

“As demandas de D&A, bem como o aumento do investimento, refletem uma confiança crescente nas habilidades dos líderes dessa área, assim como o seu reconhecimento pela função empresarial indispensável”, diz Donna. “No entanto, isso leva a mais trabalho à medida que aumenta a pressão para que os executivos de D&A alcancem resultados de negócios mais tangíveis”.

Dado o escopo e a complexidade das demandas feitas às equipes de data e analytics, a falta de talentos rapidamente se tornou um dos principais impedimentos para o sucesso de D&A, conforme relatado por 39% dos entrevistados. Os principais obstáculos para D&A relatados na pesquisa são todos desafios relacionados a aspectos humanos.

O Gartner orienta que para formar uma equipe eficaz, os líderes de D&A devem adotar uma estratégia robusta de gestão de talentos que vá além da contratação de profissionais prontos. Isso deve incluir educação e treinamento para uma nova cultura orientada a dados e à alfabetização, tanto envolvendo a equipe de D&A como demais áreas de negócios e tecnologia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.