Jeff Bezos deixa comando da Amazon nesta segunda-feira (05)

Andy Jassy, líder da divisão Amazon Web Services, será o novo CEO da Amazon

Author Photo
10:30 am - 05 de julho de 2021
jeff bezos

Há exatos 27 anos, em 05 de julho de 1994, Jeff Bezos fundava a Amazon na cidade de Bellevue, em Washington, e se tornava o primeiro – e até agora único – CEO da companhia. Esta segunda-feira (05) marca o final deste ciclo. Hoje, o bilionário passa o bastão de CEO para frente e deixa oficialmente o cargo.

Conforme anunciado em fevereiro, Andy Jassy, veterano da Amazon e líder da divisão Amazon Web Services (AWS), é o novo CEO. Bezos, no entanto, seguirá envolvido com a empresa, e terá uma cadeira em seu conselho de diretores. Lá, ocupará o posto de presidente executivo.

Sob a liderança de Bezos, a Amazon passou de uma simples livraria que oferecia produtos online para uma das maiores e mais importantes empresas de tecnologia do mundo. Através do e-commerce e sempre focada em oferecer comodidade e boas experiências para consumidores, a companhia cresceu e passou a atuar em áreas que vão muito além da venda de produtos.

Uma destas áreas é a da infraestrutura e dos serviços de nuvem, através da AWS. Segundo a Synergy Research, a divisão respondia, no final de 2020, por cerca de um terço de todo o mercado de computação de nuvem do mundo. A fatia de mercado é similar ao que Microsoft e Google, os dois maiores rivais da Amazon em nuvem, representam combinados.

Os negócios da Amazon, no entanto, vão muito além. A companhia atua hoje no setor de hardware para consumidores, através de iniciativas como o Kindle e Alexa; no varejo físico, através da aquisição do Whole Foods e de lojas como a Amazon Go; e até na produção de conteúdo, com o Amazon Prime Video e da recente aquisição da MGM por US$ 8,45 bilhões.

Apesar do sucesso da companhia, a trajetória de Bezos frente à Amazon também foi marcada por algumas controvérsias. Ao longo dos últimos anos, a companhia foi alvo de denúncias por parte de funcionários que criticam condições de trabalho exaustivas promovidas.

Os episódios levaram a um amplo movimento de sindicalização entre funcionários. Através de campanha intensa antisindicalização, Bezos conseguiu, no entanto, barrar o processo que se formava em um dos centros de distribuição da corporação, no Alabama.

O incidente levou o CEO a remodelar a relação da Amazon com seus funcionários e a criar novas políticas. Em sua última mensagem a investidores, o fundador da empresa defendeu que a empresa aplique o seu mesmo cuidado com consumidores aos seus funcionários.

Ainda sob a gestão de Bezos, o tamanho que a Amazon tomou colocou a companhia em rota de colisão com agentes reguladores do mercado nos Estados Unidos. Em meio a investigações antitruste, o executivo foi um dos quatro representantes de grandes empresas de tecnologia a testemunhar frente ao Congresso no ano passado. A empresa também é alvo de investigações antitruste pela União Europeia.

No conselho de administração da Amazon, o fundador da empresa terá a missão de auxiliar Jassy a navegar no cotidiano da gigante de tecnologia, mas também terá foco em suas outras apostas. Entre elas estão o Day One Fund e Bezos Earth Fund, fundos de impacto social e ambiental do bilionário.

Outra delas é a empresa aeroespacial Blue Origin. Em 20 de julho, Bezos revelou, ele estará no primeiro lançamento tripulado da companhia para o espaço, a bordo da cápsula New Shepard junto ao seu irmão, Mark Bezos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.