COBIT e ITIL resolvem o problema de TI?

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9:51 am - 14 de agosto de 2013

Tenho notado uma preocupação crescente das empresas em adotarem ?boas práticas? de TI. Como uma resposta a isso, há uma profusão de cursos que se propõem a certificar profissionais nos padrões globais de COBIT e ITIL, visando habilitá-los a implementarem os processos de TI de acordo com as recomendações desses modelos. Penso que ninguém discorda que é recomendável aplicar esses e outros padrões globais de processos de TI buscando aprimorar a forma como a área de TI trabalha. Mas para algumas pessoas fica aquela sensação de ?ISO 9000? ? é necessário colocar o carimbo de certificação para que todos vejam que sua empresa está atenta às novidades e tendências, mas na essência não foi isso que resolveu ou resolverá o problema. Há vários aspectos mais subjetivos ? a cultura da empresa, o momento econômico do negócio, o momento do mercado, o perfil do pessoal de TI, o ?jeito? do usuário, o grau de atendimento dos sistemas atuais às necessidades do negócio ? que podem e devem ter uma influência sobre como TI precisa reestruturar-se para entregar o melhor serviço possível.Para uma empresa que pretende utilizar as ?melhores práticas? em TI seria recomendável desenvolver um diagnóstico que permitisse ?conhecer-se melhor?, e a partir daí definir a forma mais adequada de adotar os padrões globais. A idéia não é criar o ?seu? COBIT ou o ?seu? ITIL, mas identificar o que realmente pode fazer diferença e o que simplesmente agrega controle, mas pouco benefício. Mais do que isso, reconhecer que essas práticas precisam renovar-se à medida que a dinâmica do mercado afeta os negócios.   

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