Agenda empresarial 2011

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9:51 am - 14 de agosto de 2013

A passagem para um novo ano sempre nos motiva a projetar ideias e cenários para o período que se inicia. 2011 começa com muitas dúvidas sobre o comportamento da economia mundial e sob nova e desconhecida direção no Brasil. Mas, ao mesmo tempo, cheio de perspectivas positivas, com a maioria dos brasileiros achando que o período de ?vacas gordas? vai continuar.

Para as empresas, 2011 está sendo planejado como mais um ano de ganhos substanciais, com metas ousadas e projetos de expansão dos negócios. Nesse cenário, o papel de TI torna-se ainda mais crítico e é aconselhável preparar-se para isso.

Como primeiro passo, é recomendável verificar se os investimentos previstos em tecnologia ? assim como o valor orçado para esses investimentos ? parecem estar consistentes com os planos da empresa. Por exemplo, se estão previstas aberturas de filiais ou escritórios, joint ventures ou aquisições, questões como escalabilidade da infraestrutura e dos sistemas e ?kits? de TI que possam ser replicados rapidamente para as novas unidades ou empresas podem representar itens críticos para suportar a execução da estratégia empresarial.

Para as empresas que pretendem aumentar as vendas de forma significativa e ganhar market share, o problema da qualidade e dos custos dos seus processos torna-se mais contundente à medida que os volumes de negócios crescem: processos obsoletos, inadequados, pouco automatizados e que dependem muito de algumas pessoas para serem executados, são candidatos a tornarem-se entraves do crescimento esperado ? seja pelo custo, seja pelos prazos de execução. A TI precisa identificar esses custos e gargalos, e propor soluções ? definitivas ou temporárias ? que minimizarão os problemas e permitirão obter a maior parte dos ganhos esperados.

Outras organizações pretendem aproveitar o bom momento da economia para darem vazão aos sonhos de ?se modernizarem?: introduzir fortemente ferramentas de mobilidade, quem sabe ser pioneiro no uso de alguma tecnologia promissora ou participarem para valer de redes sociais. Nesses casos, não basta TI fazer um projeto. Há estudos e pesquisas a serem desenvolvidos, políticas a serem pensadas, parceiros de tecnologia que precisam ser cooptados a trabalhar em conjunto com a organização, projetos-piloto, e muito mais.

A agenda 2011 ? pelo seu caráter otimista ? precisa encontrar uma TI que compreenda as mudanças que esses planos de crescimento trarão para o modelo de negócios da empresa, e que seja capaz de determinar que aspectos dos serviços e soluções tecnológicas precisam ser revistos, ampliados, repensados, terceirizados, emparceirados, orçados, testados, para que a tecnologia responda à sofisticação requerida pelas decisões de negócios.

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