Relacionamento interpessoal: como cuidar da saúde mental e engajar equipes no ambiente on-line

Home office confinado e pressão por resultados podem sensibilizar os colaboradores; Mas há algumas dicas que podem ajudar líderes e funcionários

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9:55 am - 10 de fevereiro de 2021
mapeamento startups Foto: Adobe Stock

Cada vez mais as empresas aderem ao trabalho 100% home office. Com isso, gestores e colaboradores esbarram em um obstáculo que compromete a formação do espírito de equipe e o alinhamento do time: a distância física. Aliado a isso, existe um problema que impacta diretamente no engajamento das pessoas: o estado emocional dos colaboradores, que sofreu mudanças com a pandemia.

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz realizada em 2020 revelou que a ansiedade e depressão afetam 47,3% dos trabalhadores durante a pandemia no Brasil e na Espanha. Mais da metade deles sofre de ansiedade e depressão ao mesmo tempo. Ainda de acordo com o levantamento, 42,9% dos participantes sofreram mudanças ou instabilidades nos hábitos do sono.

Leia também: Como a simplicidade vai ajudar o profissional na continuidade da pandemia em 2021

Mais uma pesquisa, desta vez do International Stress Menagement Association (ISMA), destaca que nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentaram sintomas de ansiedade. Deste contingente, 47% também tiveram sinais de depressão em algum nível.

Importantes causas desse estado emocional são: a pressão por resultados; a falta de contato com os colegas para tomar aquele cafezinho; muitas horas em frente ao computador; o longo tempo dentro de casa sem sair para momentos de lazer ou atividade física; assim como o medo de alguém próximo adoecer ou morrer pela COVID, especialmente pela obsessão em ver noticiários que assustam.

Tudo isso impacta negativamente no engajamento da equipe, pois os profissionais viram máquinas de produzir resultados e atingir metas, se esquecendo que existe um ser humano atrás de seu crachá e atrás dos crachás dos profissionais que eles interagem.

Para dar conta de todo esse cenário, os colaboradores podem se ajudar, fortalecendo a sua inteligência emocional e criando uma rede de ajuda mútua. O primeiro passo para esse fortalecimento diz respeito a comunicação, pois a forma como você se comunica vai definir a maneira como você se relaciona com as pessoas.

Vamos entender como essa dupla, a comunicação e o relacionamento, vai te ajudar a dar conta de todos os problemas aqui mencionados. É uma jornada de 3 passos:

1º – A comunicação com você mesmo

É importante entender que a primeira forma de comunicação que você estabelece na vida é com você mesmo. Quais são os pensamentos que você tem alimentado em sua mente? Aqueles que aparecem e que impactam negativamente em suas emoções estão te dominando, quando você passa a ser refém deles ou você está sendo o “pensador”, ou seja, o “protagonista” do que quer pensar? Se no momento em que vem um pensamento que te deixa temeroso, você deve substitui-lo por outro positivo, de otimismo, isso vai ajudar em sua saúde mental, fortalecendo a inteligência emocional.

É uma questão de treino para você desenvolver uma mentalidade otimista em relação às situações. Assim como você tem o controle remoto nas mãos e decide o que quer assistir, tem também o controle do que quer deixar passar na tela de sua mente. Está em suas mãos o que quer assistir em sua mente e nas telas dos aparelhos, importante atitude para cuidar de sua saúde mental.

2º –  A maneira como você se comunica com os outros

Se você dá o primeiro passo de maneira saudável, estará criando uma forma positiva de pensar, desenvolvendo assim um mindset de crescimento. Isso impactará no estado emocional e relacionamento entre as pessoas. Contribuirá para uma escuta mais ativa e empática, percebendo o padrão de pensamento dos outros e o seu estado emocional para ajudá-los. Nesse sentido, seja transparente e pratique feedbacks para ajudar no autoconhecimento e desenvolvimento dos outros profissionais.

Faça perguntas que ajudem ao outro falar sobre suas emoções e inquietações, estabelecendo assim um diálogo. Use as ferramentas digitais, como o WhatsApp, para enviar uma mensagem de agradecimento por uma ajuda que você recebeu, ou para elogiar o colega por uma atitude ou resultado gerado, se comunicando para reconhecer. Assim você possibilitará o sentimento de reconhecimento por parte dos outros, o que fortalece a conexão entre as pessoas e o engajamento do time.

3º – O relacionamento interpessoal

É através dos relacionamentos que é construído o ambiente desejado nas organizações, especialmente no formato online, quando o alinhamento e conexões devem ser fortalecidos. Quanto mais colaborativo você for, mais ajuda receberá, pois estará inspirando essa atitude nos outros. E esse deve ser o foco nesse momento desafiador que os profissionais e empresas passam. Busque investir em atitudes como:

  • Marcar encontros online para falar sobre o dia a dia dos colegas, o que têm feito para movimentar o corpo e curtir momentos de lazer. Crie uma rede de motivação entre as pessoas para a prática do que é saudável.
  • Pedir ajudar do colega, seja ele par, líder ou liderado. Lembre-se que a colaboração vai além do ajudar, mas também do demonstrar vulnerabilidade para ser ajudado. Já passamos da Era do Super-Herói, hoje estamos na Era do Ser Humano.
  • Propor um regime híbrido, com rodízio de profissionais no escritório, caso você se sinta sozinho e precise daquele cafezinho com o colega. Se a empresa fechou o espaço físico, seja protagonista e marque com um colega para trabalharem em um espaço aberto, com os cuidados que a pandemia requer.
  • Reduzir o tempo das reuniões, com mais objetividade. Proponha essa redução e aproveite para se levantar nos intervalos e fazer um alongamento ou mesmo olhar pela janela, observando as pessoas e paisagem.
  • Buscar um relacionamento saudável dentro de casa, fazendo refeições com a família, com diálogo constante, abraços e brindes pelas conquistas no trabalho. Pintou aquela vontade de sair, coloquem a máscara, levem o álcool, e vão dar um passeio.
  • Realizar alguma atividade que proporcione uma aquietação mental antes de dormir: assistir a um programa leve e divertido; ouvir música; meditação ou mesmo uma oração. Isso te ajuda a dormir melhor, e uma boa noite de sono abastece o seu estado emocional positivo, o que influencia no padrão do seu relacionamento. Leve essa ideia para os demais profissionais que você interage.

Ao atuar assim, você será líder de si mesmo e na relação com os outros, cuidando de sua saúde mental, quando conquista o bem estar como ser humano e cresce como profissional. Quando cada um desenvolve essas habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, o engajamento da equipe ocorre de maneira espontânea, e todos ganham: profissionais e empresas. Esse é o novo mundo do trabalho e cabe a cada profissional, independente de cargo de gestão, ser líder para se comunicar, se relacionar, influenciar e inspirar!

Susanne Andrade é autora dos best-sellers “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”, “O Segredo do Sucesso é Ser Humano”, e do livro digital “A Magia da Simplicidade”. É coach, palestrante e professora de cursos de MBA pela FIAP em disciplinas sobre carreira, coaching, liderança e gestão da mudança para a transformação digital. É sócia-diretora da A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o “Modelo Ágil Comportamental”, e Head de Soft Skills na plataforma Nano Learning.  Colunista no “Portal IT Forum, na coluna Desenvolvimento Humano 4.0”. Voluntária no Grathi

 

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