Como a simplicidade vai ajudar o profissional na continuidade da pandemia em 2021

Agilidade está relacionada a uma nova forma de ser, de se relacionar e de fazer, que potencializa os resultados

Author Photo
8:03 pm - 21 de janeiro de 2021
dasa leforte aquisição Núcleo Técnico Operacional de Alphaville, onde é processada a maior parte dos exames realizados nos laboratórios da Dasa | Foto: Divulgação

Ao viramos o Ano Novo, existe aquela expectativa de que tudo mude, mas a pandemia continua. E ainda não sabemos até quando ela vai estar presente em nossas vidas, o que tem impactado fortemente no mundo do trabalho.

A Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup divulgada em dezembro aponta que o índice de contratações no Brasil para o primeiro trimestre é de 10%, um crescimento de 13 pontos percentuais em relação aos últimos três meses de 2020. Em relação a igual período do ano passado, o percentual é igual. O mesmo levantamento destaca que 17% dos empregadores acreditam que haverá um retorno nos níveis de contratação pré-covid ainda nos próximos três meses. Outros 54% esperam essa retomada em até um ano e 23% preveem uma reação entre 4 a 9 meses. Ou seja, o clima é otimista mesmo frente a uma pandemia.

Esse deve ser o foco, no otimismo. A questão não está no que acontece, mas sim no significado que eu dou e como eu me posiciono em relação ao que acontece comigo. Colocar o holofote nessa positividade nos ajuda a sair da complexidade na direção da simplicidade e substitui o peso do que acontece pela leveza de como queremos encarar toda essa realidade. Ser simples é também ser protagonista, fazendo acontecer o que é possível, ao invés de lamentar pelo que não é possível ainda realizar.  

Existe ainda uma outra pesquisa elaborada pela Robert Half, chamada Guia Salarial de 2021, que ressalta uma retomada das contratações. Essa análise tem dados interessantes, como 62% das empresas tiveram experiência positiva com trabalho remoto em 2020 durante a pandemia. E 60% disseram que a pandemia acelerou os processos de transformação digital.

O levantamento aponta também alguns pontos interessantes no tocante ao perfil dos profissionais que devem se destacar neste ano. A pesquisa salienta que alguns soft skills vão se destacar em relação às outros. Nessa lista, estão a comunicação, agilidade, inovação e adaptabilidade. 

Em um de meus best sellers, “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil” eu trago um método para desenvolver soft skills, importante diferencial que faz o profissional se destacar no mercado para sair do medo de ficar sem emprego na direção de um novo mindset. Você pode praticar a simplicidade com atitudes como:

Investir em sua inteligência emocional

A inteligência emocional corresponde a competências sócio emocionais e desenvolvê-la te proporciona evolução. Um exemplo simples é o quanto você pode fortalecer a sua autoestima. Sabe como? Substitua a comparação com os outros, que é “inimiga” da autoestima, pela modelagem. Em vez de se comparar, busque entender o que a pessoa fez para chegar onde chegou ou conquistar o que conquistou. Tenha ela como modelo, e monte o seu plano de ação para se reinventar e realizar. Vá em frente e faça acontecer!

Desenvolver a sua autogestão

Fortalecer a sua habilidade de liderança é importante atitude na agilidade, independentemente de você ter cargo de gestão. A auto liderança é a base de tudo. Ter a humildade para aprender e para crescer a partir dos outros é uma forma de liderar, de ser protagonista. Ao pedir feedbacks às pessoas, você estará praticando a simplicidade para a sua evolução, fazendo a gestão de sua carreira a partir de uma comunicação assertiva em escutar o outro para crescer. 

Dê adeus ao medo de errar

Tudo o que é novo provoca aquele frio na barriga e é com ele que você deve seguir em frente. A coragem não é ausência de medo, mas sim de realizar algo mesmo com o medo. Ao ter esse entendimento, você se arrisca mais, ousa, inova, se adapta facilmente ao novo e faz acontecer. 

Ao agir assim, você estará contribuindo para acelerar a transformação digital, apontada na pesquisa, sendo protagonista do processo, em detrimento do medo de todas essas mudanças. Esse cenário nos proporciona crescimento enquanto seres humanos acima de tudo, pois a transformação digital é uma transformação humana. Enquanto a inteligência artificial e toda a tecnologia têm substituído muitos profissionais, justamente aqueles que não procuram se reinventar e se adaptar ao novo mundo do trabalho, temos hoje a oportunidade de desenvolvermos novas habilidades nesse contexto da pandemia.  

Enquanto as empresas buscam ser ágeis e inovarem para crescerem, esse deve ser o nosso movimento como profissionais. Se uma organização corresponde a um grande CNPJ formada por diversos CPFs, o movimento deve começar em nós, nos seres humanos por trás desse CPF e dos crachás que assumimos. Vamos ser ágeis nesse contexto de Covid-19, o que nos proporciona a empregabilidade. 

Diferente do que muitas pessoas imaginam, a agilidade está relacionada a uma nova forma de ser, de se relacionar e de fazer, que potencializa os resultados, e tem o ser humano como o centro. Corresponde à simplicidade como caminho para o desenvolvimento das pessoas e organizações.

É na simplicidade que você encontrará a sua trilha para dar conta dos desafios na pandemia. Ela ainda continua e você tem a oportunidade de ressignificar o que ela representa em sua vida e carreira. 

Você quer reclamar do que tem acontecido de ruim na pandemia, ou pretende aproveitar o que tem de positivo e assumir o protagonismo, com atitudes que te proporcionem se reinventar? A escolha é sua e a hora é agora!

Susanne Andrade é autora dos best-sellers “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”, “O Segredo do Sucesso é Ser Humano”, e do livro digital “A Magia da Simplicidade”. É coach, palestrante e professora de cursos de MBA pela FIAP em disciplinas sobre carreira, coaching, liderança e gestão da mudança para a transformação digital. É sócia-diretora da A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o “Modelo Ágil Comportamental”, e Head de Soft Skills na Nano Learning.  Colunista no “Portal IT Forum 365, na coluna Desenvolvimento Humano 4.0”. Voluntária no Grathi.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.