Plataformas digitais: suporte à gestão do conhecimento e teletrabalho

Uma plataforma digital bem escolhida pode ser um diferencial em um projeto de gestão do conhecimento e de teletrabalho

Author Photo
3:44 pm - 22 de abril de 2022

Olá Pessoal, tudo bem?

Dando continuidade ao artigo que escrevi sobre A Gestão do Conhecimento e o Teletrabalho (leia aqui) vamos falar agora das plataformas digitais como suporte às ferramentas de gestão do conhecimento e de teletrabalho.

Primeiramente vamos fazer um alerta: todos gostam de ferramentas, certo? Ferramentas possibilitam aplicação rápida de uma demanda de Teletrabalho, contudo, é um erro iniciar um projeto pela ferramenta.

Por exemplo, precisamos pensar nos processos. Isto mesmo, os processos de negócios ou do conhecimento.

Sabemos que as ferramentas são meios para automatizar, aumentar a produtividade, inovar com rapidez e assertividade os projetos. São instrumentos que poderão coletar, armazenar, compartilhar, enfim, transformar em vantagens competitivas tudo o que refere ao teletrabalho e à gestão do conhecimento.

Voltemos às plataformas digitais. Existem algumas definições para plataformas digitais, mas o conceito pode ser convergido como um modelo de negócio que soma todos os lugares para troca de informações e conhecimentos, bens ou serviços, que ocorrem dentro e entre as organizações e a comunidade que interage no intuito de ter escalabilidade, agregar valor e obter vantagens competitivas (ZAIDAN, 2021). Claro, tudo isso com o aporte da TI. Deparamo-nos diariamente com plataformas digitais robustas, sendo a Amazon[1] um ótimo exemplo.

Não podemos negar: as ferramentas são estruturas necessárias para o trabalho com equipes remotas, pois seria impossível o trabalho remoto sem ferramentas. A escolha de boas ferramentas pode impulsionar o compartilhamento do conhecimento, tornando a equipe mais colaborativa.

Algumas ferramentas que podem ser utilizadas nas plataformas digitais: intranets, mapas de competência, gerenciamento eletrônico de documentos (GED), sistemas de gestão de conteúdo (CMS), gestão de conteúdo empresarial (ECM), business intelligence (BI), sistemas de trocas de mensagens, ferramentas de home office, sistemas para fluxos de trabalho, chatbots, ferramentas para equipes remotas, gerenciamento de tarefas, gerenciamento de projetos, repositórios em nuvem para armazenamento de documentos, dentre outras.

As ferramentas podem ser divididas em dois grupos:

  • Síncronas: contato imediato entre o emissor e o receptor. Os interlocutores devem estar disponíveis no momento da interação, no mesmo espaço. Permite solucionar problemas urgentes. Ex: Webconferência
  • Assíncronas: o receptor da mensagem não a receberá ou responderá imediatamente. É atemporal, espaços e tempo diferentes. Pode ser tanto quanto, ou até mais eficaz do que o modelo síncrono. Ex: Lista de discussão.

Também recomenda-se indicar como será a segurança da informação, contemplando a confidencialidade, confiabilidade, integridade, disponibilidade, vulnerabilidade, ameaças, controle de acessos ou mesmo a elaboração de uma completa política de segurança.

No que tange à infraestrutura de TI para suportar a plataforma digital, pode-se indicar a utilização de servidores locais na cloud computing ou modelo híbrido, backups e demais computadores, dentre outros aspectos da infraestrutura.

Lembrando que na análise feita por meio do KMCanvas, temos um bloco específico destinado às plataformas digitais.

imagem 2022 04 22 153810902

Se desejar ver detalhes do KMCanvas, o eBook gratuito do pode ser baixado neste site: http://www.kmcanvas.com.br

 

Grande abraço e até a próxima.

 

Referências:

 

ZAIDAN, F. H. KMCanvas: o Canvas da gestão do conhecimento. Belo Horizonte: Consultoria Corporativa, 2021. eBook.

Link: https://kmcanvas.fernandozaidan.com.br/wp-content/uploads/2021/04/eBook-KM-Canvas-®-Fernando-Zaidan.pdf

 

ZAIDAN, F. H. P&D Cemig: gestão do conhecimento: introdução ao KMCanvas. Curitiba: Editora CRV, 2021. Parte I, cap. 1.2. eBook.

Link: https://kmcanvas.fernandozaidan.com.br/wp-content/uploads/2021/07/1627479200-gestao-conhecimento-gamificacao-e-analitica-de-aprendizado-na-formacao-profissional-para-o-setor-eletrico.pdf

 

#plataformasdigitais

#ferramentas

#gestãodoconheciment

#teletrabalho

[1] Disponível em: www.amazon.com.br. Acesso em: 22 abr. 2022.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.