Verizon vende AOL e Yahoo para Apollo Funds por US$ 5 bilhões
Transação reforça desvalorização sofrida pelas duas empresas desde a aquisição pela operadora
No início da semana, a Verizon comunicou a venda da Verizon Media, que abrange negócios como AOL e Yahoo, para a companhia de gestão de investimentos Apollo Global Management. Anunciada na segunda-feira (3), a negociação foi fechada por US$ 5 bilhões. A operadora continua com uma participação de 10% sobre os ativos do Yahoo, que manterá a marca.
O valor da transação ressalta a desvalorização que as duas empresas sofreram desde que foram adquiridas pela Verizon. Em 2015, a operadora desembolsou US$ 4,4 bilhões pela AOL, e US$ 4,5 bilhões para comprar o Yahoo dois anos depois.
Leia mais: Plusoft adquire Ibope DTM por R$ 27,8 milhões
“Acreditamos fortemente nas perspectivas de crescimento do Yahoo e nos grandes ventos que impulsionam o crescimento em mídia digital, tecnologia de publicidade e plataformas de internet para o consumidor”, comentou David Sambur, parceiro sênior e chefe de patrimônio privado da Apollo. Para o CEO Guru Gowrappan, que continua à frente do Yahoo, a transição ajudará a acelerar o crescimento da empresa a longo prazo.
Verizon: ativos de mídia
O objetivo da operadora era fazer com que as empresas resgatassem a mesma popularidade de acesso que tinham no passado, o que parece não ter se concretizado. Outras apostas da Verizon no mercado de mídia também não foram bem-sucedidas.
Leia mais: Ame Digital, da Americanas, compra a fintech Nexoos
É o caso do Tumblr, vendido em 2019 por um valor 5500% menor do que a Yahoo pagou pela plataforma em 2013. Em 2020, a operadora também se desfez do Huffpost, que fazia parte da AOL, ao vendê-lo para o Buzzfeed.
Marcas como os sites Engadget e TechCrunch, no entanto, continuam entre os ativos de mídia da Verizon.