O IT Forum Series é um projeto editorial que convida líderes de TI das maiores empresas do País para discutir algumas das tecnologias e tendências de maior potencial transformador. Aliados aos dados do estudo Antes da TI, a Estratégia, pesquisa promovida anualmente com os CIOs e gerentes de TI, o Series busca contribuir com a evolução do mercado e do ecossistema de tecnologia da informação e telecomunicações brasileiros.
RAFAEL ROMER (TEXTO E PRODUÇÃO), PAMELA SOUSA (MEDIAÇÃO), BRUNA BOMFIM E GEORGES NABAHAN (PESQUISA)
CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO: VORAZ FILMES
Segundo dados da edição 2024 da pesquisa “Antes da TI, a Estratégia”, realizada pelo IT Forum, 47% dos CIOs afirmam que o principal desafio de sua cadeira ao longo do ano foi posicionar a TI como uma área estratégica – não apenas uma área técnica. Nesse contexto, quais são as estratégias que líderes de tecnologia devem adotar para se preparar para o futuro digital das organizações? Este foi o mote da discussão do décimo episódio do IT Forum Series.
O debate contou com a participação de Carla Fava, diretora de Marketing e RH do Talenses Group, Renato Costa, CIO e CMO da Odontoprev, e Paulo Moraes, diretor geral da Landtech. A mediação foi feita por Pamela Sousa, repórter do IT Forum, com comentários de Bruna Bomfim, gerente de Estudos e Inteligência do IT Forum.
“Eu costumo dizer que a TI passou por três fases: a primeira foi a de ‘helper’, em que era uma área de suporte que auxiliava o negócio; depois, passou a ser uma área de habilitação, trazendo incrementos e ideias; hoje, ela é direcionadora, está no volante, dirigindo o negócio e melhorando os resultados,” disse Renato Costa, CIO e CMO da Odontoprev. “É fundamental que o profissional de TI entenda profundamente o negócio e saiba como aplicar a tecnologia.”
A capacidade de alinhar a estratégia de tecnologia ao impacto no negócio, no entanto, não é suficiente para o sucesso do executivo de TI moderno. Para Paulo Morais, da consultoria de Recursos Humanos e Tecnologia Landtech, as habilidades de liderança continuam sendo essenciais. “É preciso saber conduzir o time para alcançar os objetivos de negócio,” ressaltou.
Isso inclui habilidades de liderança tanto em aspectos técnicos quanto, fundamentalmente, em “soft skills”, ou competências comportamentais. “Conhecer-se, entender bem quais são suas fortalezas e quais não são, é essencial para desenvolver um plano que permita alcançar a harmonia no time,” observou.
“É assumir o protagonismo. O protagonismo da área impulsiona o protagonismo do executivo,” analisou Carla Fava, diretora de Marketing e RH do Talenses Group, empresa de recrutamento. “Digo que o melhor executivo é aquele que melhor se conhece. Quando há uma conexão entre o conhecimento técnico, o comportamental e o entendimento do negócio, não existem barreiras.”
Não surpreende, também, que a Inteligência Artificial (IA) tenha surgido no debate como uma das tendências que deve transformar posições de liderança em um futuro próximo. Para Costa, o avanço da tecnologia trará uma nova dinâmica para a atuação dos líderes de TI, simplificando o processo de desenvolvimento de código, democratizando habilidades técnicas, mas exigindo novas abordagens de liderança. “O gap de habilidades técnicas vai diminuir muito; por isso, a gestão do negócio será ainda mais importante,” concluiu.
Conhecer-se e entender melhor suas fortalezas e áreas a desenvolver é fundamental para elaborar um plano de desenvolvimento que promova a harmonia no time
Carla Fava - Diretora de Marketing e RH do Talenses Group
A tecnologia não é o único fator transformando o papel das lideranças dentro das organizações. Desafios de ordem social também se apresentam, exigindo que os executivos se adaptem. A chegada de uma nova geração de jovens à força de trabalho global, com expectativas renovadas de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, faz parte desse processo.
“Estamos em um novo contexto, com novas perspectivas. Como líderes, precisamos promover um diálogo mais equilibrado”, afirmou Carla. “Há novas gerações empoderadas e ansiosas para ingressar no mercado de trabalho. Cabe aos líderes alinhar expectativas desde o início, o que começa já no processo seletivo.”
Na visão dos participantes, isso também passa pela formação interna de novos talentos, que deve ser uma prioridade tanto para as organizações quanto para seus líderes, além do fortalecimento da cultura empresarial. “Crie um programa de desenvolvimento para formar profissionais em dois ou três anos”, sugeriu Costa.
A saúde mental dos CIOs também emerge como um tema essencial na discussão sobre liderança. Na pesquisa “Antes da TI, a Estratégia”, 34% dos respondentes afirmaram que poderiam melhorar em relação à sua saúde mental, enquanto 3% informaram estar à beira de, ou já terem sofrido, um burnout. “Cabe ao profissional compreender sua rotina diária e negociar isso com a empresa”, opinou Moraes, diretor geral da Landtech.
A promoção da diversidade e inclusão também foi destacada como um papel fundamental para o líder moderno. Times diversos tendem a ter um desempenho superior, ressaltou Carla, e é essencial que os executivos saibam criar ambientes seguros para que todos os membros de suas equipes possam atingir seu máximo potencial.
“É papel das empresas criar um ambiente que permita às pessoas desenvolverem o potencial que sabem que podem alcançar”, afirmou a diretora do Talenses Group. “Há uma discussão que não pode se perder, que é o papel social das empresas. O setor privado tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
Entregar projeto, qualquer um entrega. Meu compromisso é com as novas gerações: entregar um ambiente de trabalho melhor que recebi.
Renato Costa - CIO e CMO da Odontoprev
Qual a importância de uma estratégia de inclusão na TI para a nova era digital? Nesse relatório, a área de Estudos e Inteligência do IT Forum traz insights valiosos, frutos do estudo 'Antes da TI, a Estratégia', e reflete sobre temas de inclusão e diversidade para as organizações – e o papel de líderes neste processo. Baixe agora!
Todos os episódios
Inscreva-se agora para receber os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.