Vídeo Chat: Novo canal de atendimento aproxima clientes e empresas

BoldChat, ferramenta de Chat da LogMeIn, aposta em nova forma de personalizar o contato para atrair o consumidor

12:46 pm - 08 de maio de 2017

Já pensou ver ao vivo quem está atendendo do outro lado da tela? Está chegando ao mercado uma nova tendência de atendimento ao cliente, o Vídeo Chat, nele o cliente pode ver ao vivo quem está prestando atendimento.

O atendimento online vem se popularizando constantemente, principalmente pelo fato dos usuários estarem cada vez mais exigentes e esperarem uma solução rápida, eficaz e mais personalizada para os seus problemas. No ambiente global atual, construir uma relação sólida com o cliente é o fator mais importante quando se trata de compra online. Segundo um recente estudo global da Ovum, 50% dos clientes estão frustrados com sistemas de respostas automatizadas e 43% estão insatisfeitos com o tempo necessário para chegar a um representante. Para amenizar essa situação há um novo canal de atendimento que promete contato mais pessoal com os clientes através de Chat com Vídeo.

Com o objetivo de ajudar as empresas a melhorarem cada vez mais os serviços de atendimento ao cliente, o BoldChat já está disponível no mercado brasileiro e com inúmeras possibilidades de interação com o cliente além de, recentemente, ter lançado a opção de Vídeo Chat. Neste caso, o cliente pode ver do outro lado da tela e ao observar um atendente, abre as portas para inúmeras novas possibilidades.

A interação entre a empresa e o cliente começa com um Chat tradicional, onde os clientes falam por escrito com o atendimento ao consumidor, mas durante a conversa permite abrir a opção de vídeo em que o cliente pode enxergar do outro lado do computador. Mais do que apenas uma caixa de diálogo, com a abertura do vídeo, o atendente pode orientar de forma mais pessoal e com demonstrações ao vivo um consumidor que está em dúvida sobre qualquer produto ou serviço.

“O BoldChat agrega as necessidades do consumidor brasileiro que espera que seu problema ou dúvida seja respondido de forma eficaz e prática. Com o vídeo chat, o atendente pode mostrar algum produto ao vivo e tirar as dúvidas de um cliente indeciso dando ênfase no que ele precisa ver e vice-versa, permitindo também ao cliente mostrar algo que está com problema ao atendente”, enfatiza Gustavo Boyde, Head of Marketing para América Latina na LogMeIn.

Por que o atendimento via vídeo chat pode ser esclarecedor para o consumidor?

• Experiência personalizada – O chat de vídeo é a maneira mais rápida e acessível para um atendimento personalizado, porque quando o cliente vê o atendente mostrando cada detalhe do produto ou de uma determinada dúvida, a chance de ter algum erro de comunicação é muito menor.
• Mais qualidade no serviço – A colaboração entre ambas as partes (cliente/atendente) costuma melhorar quando se trata de vídeo chat. As conversas são mais naturais e transparentes, muito parecido com a interação frente a frente. Com o uso desse canal de atendimento a satisfação do cliente aumenta e as vendas também.
• Mais eficaz – O atendimento tende a ser muito mais efetivo e de resolver todas as necessidades do cliente na já primeira chamada. Vale também ressaltar que os vídeos chats podem ser gravados pela empresa para serem analisados e assim garantirem esse padrão de qualidade.

Para quais empresas o atendimento via Vídeo Chat é ideal?

O Vídeo Chat é a canal de atendimento que permite o maior engajamento com o consumidor e é a solução ideal para empresas dos mais diferentes ramos de atividade tais como:

• Produtos sofisticados ou complexos: Um vendedor de automóveis pode mostrar detalhes do carro em que o cliente está interessado, enquanto o corretor de imóveis pode fazer um tour ao vivo com o cliente pelo imóvel desejado. E isso serve para os mais diversos produtos ou serviços.
• Serviços de Consultoria: Conversar com o seu consultor financeiro, jurídico ou de carreira com o recurso de vídeo pode ser muito mais esclarecedor. Permite uma relação mais próxima e um melhor entendimento das necessidades do cliente como uma maior empatia de ambas as partes.
• Suporte e Diagnostico: O cliente pode mostrar ao atendente um produto com defeito em que necessita ajuda ou mesmo seu animal de estimação doente para que o veterinário examine. A possibilidade do cliente também abrir a sua própria câmera permite solucionar os mais diversos tipos de problema.

Esse novo canal de atendimento ao cliente exige um treinamento especial, por mais simples que possa ser um treinamento, é importante ressaltar o procedimento de gerir pessoas na hora de moldar o atendente ideal. Via vídeo o atendente tem que estar bem vestido, apresentável e com bom humor para interagir diretamente com o cliente. É importante conhecer a fundo cada produto ou serviço oferecido por que no vídeo as expectativas dos clientes serão maiores. A funcionalidade de Vídeo Chat do BoldChat vem para somar aos diversos outros canais de atendimento oferecidos pela plataforma multicanal da ferramenta. Para conhecer mais sobre o BoldChat clique aqui.