Inteligência Artificial está no cotidiano de 74% das MPMEs brasileiras

Pesquisa anual da Microsoft mostra como micro, pequenas e médias empresas aumentaram uso e investimentos em IA

Author Photo
1:10 pm - 05 de março de 2024
Imagem: Shutterstock

As micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras já estão usando inteligência artificial (IA) nos negócios. Um estudo divulgado nessa segunda-feira (4) pela Microsoft e feita pela Edelman revela que 74% das empresas entrevistadas estão usando a IA sempre ou muitas vezes (eram 61% em 2022), sendo que 90% delas querem adotar a tecnologia.

Em relação aos investimentos, 47% das empresas disseram que estão investindo em IA – em 2022 essa porcentagem era de 27%. Em 2023, a inteligência artificial perdeu apenas para armazenamento de nuvem, que recebeu investimento de 56% das MPMEs, contra 45% do ano anterior.

89% dos líderes e 78% dos funcionários estão otimistas e veem impacto positivo da IA nos negócios e no trabalho. 84% das empresas dizem estar incentivando funcionários a usarem IA, e quase metade (47%) dizem que a aquisição e adoção de tecnologias é uma prioridade quando se trata de inteligência artificial.

É quarta edição do estudo anual, que esse ano se debruçou com mais atenção sobre o uso de IA nesse perfil de empresas. E, segundo os dados, a IA é a “tendência do momento”, não importa o tamanho da empresa.

Para a pesquisa de 2023 foram feitas 300 entrevistas online com líderes de MPMEs brasileiros em dezembro de 2023. A maioria são mulheres (53%) e correspondem principalmente à faixa entre 25 e 44 anos de idade.

Perfis e outras tecnologias

Entre as MPMEs, 59% disseram que avançaram na adoção da IA. A proporção é maior para empresas de tecnologia e telecomunicações, em que esse indicador chegou a 85% das empresas respondendo que progrediram “bastante” ou “muito” na adoção de IA.

Na comparação entre empresas “nativas digitais” e “não nativas digitais”, o contraste é maior, com 84% das nativas digitais dizendo que já usam IA. Na comparação, 78% dos líderes das empresas nativas digitais disseram que têm a inteligência artificial como prioridade, contra 53% das não nativas.

Leia também: IA ajuda Arteris a prever acidentes em rodovias brasileiras

Além de IA e nuvem, algumas prioridades de investimento mudaram para as MPMEs entre 2022 e 2023. 47% disseram estar investindo em hardwares (notebooks e outros periféricos), contra 53% no ano anterior. Softwares de colaboração virtual subiram de 34% em 2022 para 44% esse ano.

As empresas também estão mais atentas à segurança cibernética: em 2022, 39% disseram investir em soluções do tipo, número que passou para 43% em 2023.

Inteligência artificial: onde e como?

As principais motivações das empresas em investir em IA apontas no estudo foram melhorar a experiência do cliente (61%), ganhar eficiência, produtividade e agilidade (54%) e garantir a continuidade do negócio (46%). A maioria das empresas pesquisadas disseram usar IA como assistentes virtuais para atendimento ao cliente (69%).

A segunda forma de aplicação mais comum da IA para empresas desse segmento, segundo a pesquisa, é como ferramenta para agilizar o trabalho (64%). Para 43%, já são usadas para criar conteúdo em texto ou imagens.

Olhando para o futuro, além de atendimento ao cliente, 39% enxergam potencial da IA na área de TI; 30% em comunicação e marketing; e 27% em finanças e administração. Outras áreas das empresas também foram citadas como: vendas (27%), recursos humanos (25%), operações e produção (20%) e jurídico (6%).

Porém, já existem empresas com uma visão mais ampla da utilização da IA, as quais 16% disseram que já aplicam IA em todos os departamentos. Na contramão do mercado, há alguns líderes (4%) que disseram que não usam e não têm a intenção de usar a tecnologia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.