Inteligência Artificial está no cotidiano de 74% das MPMEs brasileiras
Pesquisa anual da Microsoft mostra como micro, pequenas e médias empresas aumentaram uso e investimentos em IA
As micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras já estão usando inteligência artificial (IA) nos negócios. Um estudo divulgado nessa segunda-feira (4) pela Microsoft e feita pela Edelman revela que 74% das empresas entrevistadas estão usando a IA sempre ou muitas vezes (eram 61% em 2022), sendo que 90% delas querem adotar a tecnologia.
Em relação aos investimentos, 47% das empresas disseram que estão investindo em IA – em 2022 essa porcentagem era de 27%. Em 2023, a inteligência artificial perdeu apenas para armazenamento de nuvem, que recebeu investimento de 56% das MPMEs, contra 45% do ano anterior.
89% dos líderes e 78% dos funcionários estão otimistas e veem impacto positivo da IA nos negócios e no trabalho. 84% das empresas dizem estar incentivando funcionários a usarem IA, e quase metade (47%) dizem que a aquisição e adoção de tecnologias é uma prioridade quando se trata de inteligência artificial.
É quarta edição do estudo anual, que esse ano se debruçou com mais atenção sobre o uso de IA nesse perfil de empresas. E, segundo os dados, a IA é a “tendência do momento”, não importa o tamanho da empresa.
Para a pesquisa de 2023 foram feitas 300 entrevistas online com líderes de MPMEs brasileiros em dezembro de 2023. A maioria são mulheres (53%) e correspondem principalmente à faixa entre 25 e 44 anos de idade.
Perfis e outras tecnologias
Entre as MPMEs, 59% disseram que avançaram na adoção da IA. A proporção é maior para empresas de tecnologia e telecomunicações, em que esse indicador chegou a 85% das empresas respondendo que progrediram “bastante” ou “muito” na adoção de IA.
Na comparação entre empresas “nativas digitais” e “não nativas digitais”, o contraste é maior, com 84% das nativas digitais dizendo que já usam IA. Na comparação, 78% dos líderes das empresas nativas digitais disseram que têm a inteligência artificial como prioridade, contra 53% das não nativas.
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Além de IA e nuvem, algumas prioridades de investimento mudaram para as MPMEs entre 2022 e 2023. 47% disseram estar investindo em hardwares (notebooks e outros periféricos), contra 53% no ano anterior. Softwares de colaboração virtual subiram de 34% em 2022 para 44% esse ano.
As empresas também estão mais atentas à segurança cibernética: em 2022, 39% disseram investir em soluções do tipo, número que passou para 43% em 2023.
Inteligência artificial: onde e como?
As principais motivações das empresas em investir em IA apontas no estudo foram melhorar a experiência do cliente (61%), ganhar eficiência, produtividade e agilidade (54%) e garantir a continuidade do negócio (46%). A maioria das empresas pesquisadas disseram usar IA como assistentes virtuais para atendimento ao cliente (69%).
A segunda forma de aplicação mais comum da IA para empresas desse segmento, segundo a pesquisa, é como ferramenta para agilizar o trabalho (64%). Para 43%, já são usadas para criar conteúdo em texto ou imagens.
Olhando para o futuro, além de atendimento ao cliente, 39% enxergam potencial da IA na área de TI; 30% em comunicação e marketing; e 27% em finanças e administração. Outras áreas das empresas também foram citadas como: vendas (27%), recursos humanos (25%), operações e produção (20%) e jurídico (6%).
Porém, já existem empresas com uma visão mais ampla da utilização da IA, as quais 16% disseram que já aplicam IA em todos os departamentos. Na contramão do mercado, há alguns líderes (4%) que disseram que não usam e não têm a intenção de usar a tecnologia.
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