Pesquisa aponta que 74% ainda prefere comprar roupas em loja física
Levantamento também mostra que 42% dos entrevistados continuarão a fazer compras de vestuário em lojas físicas após fim da pandemia
Hábitos antigos demoram a mudar: mesmo com a opção de realizar compras online, 74% das pessoas afirmaram que preferem a loja física, por poderem provar a peça antes de levar para casa, segundo pesquisa da NZN Intelligence.
O estudo, conduzido para entender o impacto da pandemia nas preferências de compras no setor de vestuário, também traz outros dados interessantes. 54% das pessoas que pretendiam comprar alguma peça de vestuário e não o fizeram definiram a pandemia como principal motivo. Destas, 66% ainda devem comprar quando o cenário atual se normalizar, 42% ainda preferem em lojas físicas e 23% em e-commerce. Por outro lado, entre aqueles que, mesmo após a pandemia, optaram pela loja digital, 40% atribuíram a escolha à preferência, enquanto 26% não se sentem seguros para sair de casa.
Leia também: Estas 16 startups têm mais de 130 vagas abertas em todo o Brasil
O perfil de compra daqueles que preferem o digital a lojas físicas, independentemente da pandemia, tem algumas diferenças. Enquanto 25% preferem comprar em lojas online pela facilidade e 24% pelas condições de pagamento serem melhores, 10% não confia em compras de roupas pelo e-commerce.
“Os consumidores se adaptaram à comodidade de realizar compras com apenas alguns cliques no computador e sem sair de casa. Porém, muitas lojas online também começaram a oferecer descontos, promoções e frete grátis para seus clientes, por isso 62% dos entrevistados levaram em consideração o valor dos produtos ao fazer as comprar por e-commerce, que muitas vezes podem ser mais baixos que em lojas físicas”, explica Tayara Simões, diretora de receita da NZN.