Zup lança plataforma de IA para geração de códigos e quer acelerar nos EUA

StackSpot AI é aposta da Zup para auxiliar clientes no processo de modernização de aplicações

Author Photo
8:00 am - 30 de novembro de 2023
Zup StackSpot AI reinvent AWS Fabio Napoli e Moises Nascimento, CTOs do Itaú, e Bruno Pierobon, CEO da Zup (Imagem: IT Forum/Rafael Romer)

A Zup, empresa brasileira de software e soluções de transformação digital, deu mais um passo na sua estratégia de internacionalização. Nesta quarta-feira (29), durante o re:Invent 2023, evento global da AWS que acontece em Las Vegas, a companhia anunciou o lançamento da StackSpot AI, plataforma que utiliza sistemas de inteligência artificial (IA) generativa para reduzir o tempo no desenvolvimento e manutenção de aplicações.

Segundo a companhia, a StackSpot AI aposta na hipercontextualização para ajudar desenvolvedores na produção de códigos. O sistema utiliza como fontes de conhecimentos as informações dos ambientes dos próprios clientes e é enriquecida através do contexto gerado pelos times de tecnologia e negócios de organizações. Com isso, a StackSpot AI promete assistência completa e operável na construção automatizada de aplicações.

A solução também disponibiliza um hub que funciona como marketplace para dar mais agilidade e autonomia na reutilização de peças tecnológicas. Pelo hub, é possível que desenvolvedores troquem experiências, feedbacks e reviews sobre os conteúdos gerados, enriquecendo a base de inteligência utilizada pelo motor de IA generativa da StackSpot.

O StackSpot AI é mais uma evolução do portfólio da companhia. Além da plataforma, a Zup opera hoje com um braço de consultoria, através o qual promove projetos de transformação digital, e com os produtos digitais, como o StackSpot EDP, plataforma para acelerar a criação de aplicações, e StackSpot CS, de serviços gerenciados de nuvem.

Leia também: Zup quer EUA como maior mercado nos próximos 5 anos

Um dos objetivos da companhia com o StackSpot AI é acelerar seu crescimento no mercado dos Estados Unidos. Adquirida pelo Itaú em 2019, a Zup passa por um processo de internacionalização desde o ano passado. Seu objetivo é que, nos próximos cinco anos, a maior parte da receita da companhia já passe a vir no país norte-americano. Hoje, o Brasil ainda é seu principal negócio.

CEO e fundador da Zup, Bruno Pierobon está ciente do desafio que a companhia deve enfrentar. “É um negócio que será super competitivo, nós vamos brigar com os maiores players de tecnologia do mundo em sugestão de código”, disse em conversa com o IT Forum após o anúncio do StackSpot AI. A companhia, no entanto, tem alguns trunfos.

Um deles é o hub da solução, que conta com uma ampla gama de conectores para empresas com ecossistemas complexos. “A gente acredita que será muito mais fácil treinar a IA especializada na companhia”, afirmou Pierobon. O outro é a experiência prática que a Zup desenvolveu em seu trabalho junto ao Itaú. “Talvez não exista nenhuma outra empresa que tenha modernizado tanto código legado quanto o Itaú. É um case global”, anotou o executivo.

Nesta quarta, Pierobon apresentou a nova solução ao lado de Fábio Napoli e Moisés Nascimento, que ocupam ambos posições de CTO dentro do Itaú. Os executivos compartilharam alguns dados sobre a jornada de transformação do banco, o maior privado da América Latina, que se iniciou em 2018 com uma adoção inicial de nuvem pública. Hoje, após escalar suas iniciativas de nuvem em 2020, mais da metade das plataformas do banco já foram modernizadas e a redução dos incidentes que impactam clientes foi de 98%.

“StackSpot é a plataforma que estamos usando para consolidar os produtos de tecnologia e o stack de tecnologia do banco”, afirmou Napoli. Além do case implementado junto ao Itaú, mais de mil colaboradores da Zup taambém já estão utilizando a StackSpot AI internamente.

Para acelerar no país norte-americano, há três meses a Zup começou a reforçar o time local de vendas, expandindo a operação que já existia. Hoje com cinco executivos nos EUA, a ideia é trazer ao menos outros sete para ajudar no processo de criação de persistência da marca.

“Aqui nos Estados Unidos, por exemplo, a maioria dos bancos começou a jornada de nuvem agora para transformar o core banking em aplicação moderna”, anotou o CEO da Zup. “A gente está confiante com nossa entrada nos Estados Unidos, com a nossa oferta e know-how em serviços profissionais para estruturar o stack tecnológico do cliente ou para acelerar o processo de modernização.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Rafael Romer

Rafael Romer é repórter do IT Forum. É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Tem mais de 12 anos de experiência na cobertura dos segmentos de TI, tecnologia e games, com passagens pelo Olhar Digital, Canaltech, Omelete Company, Trip Editora e IG.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.