YouTube obrigará criadores a sinalizarem vídeos feitos com IA
Plataforma quer evitar confusão com conteúdos manipulados
O YouTube está exigindo a inclusão de um aviso em publicações de conteúdos realistas produzidos com Inteligência Artificial (IA). Com isso, a plataforma espera evitar a confusão de conteúdos manipulados e fictícios com eventos, locais e pessoas reais.
Com a atualização, durante a publicação de vídeos, o usuário deve indicar, com sim ou não, se o conteúdo faz uma pessoa real dizer ou fazer algo que ela não fez, se altera algum registro visual, evento real ou lugar e se gera uma cena realista que nunca existiu. Ao selecionar sim, um aviso de que o conteúdo é sintético ou alterado aparece na descrição do vídeo.
Leia mais: AWS, Dell, Oracle e outros: as parcerias da Nvidia para reforçar sua estratégia de IA
Ainda que o sistema seja baseado na honestidade do usuário, o YouTube diz que poderá adicionar o aviso ainda que o criador não o faça. Outros rótulos serão incluídos em vídeos com conteúdos sensíveis como saúde, eleições e finanças.
A medida, implementada nessa semana, foi anunciada em novembro do ano passado como uma atualização das políticas do YouTube para conteúdos baseados em IA. Vídeos gerados por IA mas que não usam a aparência ou voz de uma pessoa real nem alteram eventos ou locais reais, não são afetados pela medida.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
*Com informações da Época Negócios