YouTube obrigará criadores a sinalizarem vídeos feitos com IA

Plataforma quer evitar confusão com conteúdos manipulados

Author Photo
11:10 am - 20 de março de 2024
YouTube, IA

O YouTube está exigindo a inclusão de um aviso em publicações de conteúdos realistas produzidos com Inteligência Artificial (IA). Com isso, a plataforma espera evitar a confusão de conteúdos manipulados e fictícios com eventos, locais e pessoas reais.

Com a atualização, durante a publicação de vídeos, o usuário deve indicar, com sim ou não, se o conteúdo faz uma pessoa real dizer ou fazer algo que ela não fez, se altera algum registro visual, evento real ou lugar e se gera uma cena realista que nunca existiu. Ao selecionar sim, um aviso de que o conteúdo é sintético ou alterado aparece na descrição do vídeo.

Leia mais: AWS, Dell, Oracle e outros: as parcerias da Nvidia para reforçar sua estratégia de IA

Ainda que o sistema seja baseado na honestidade do usuário, o YouTube diz que poderá adicionar o aviso ainda que o criador não o faça. Outros rótulos serão incluídos em vídeos com conteúdos sensíveis como saúde, eleições e finanças.

A medida, implementada nessa semana, foi anunciada em novembro do ano passado como uma atualização das políticas do YouTube para conteúdos baseados em IA. Vídeos gerados por IA mas que não usam a aparência ou voz de uma pessoa real nem alteram eventos ou locais reais, não são afetados pela medida.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

*Com informações da Época Negócios

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.