AWS, Dell, Oracle e outros: as parcerias da Nvidia para reforçar sua estratégia de IA
Empresa mira inteligência artificial, generativa e cloud para gerar resultados aos seus clientes
O Nvidia GTC 2024*, que acontece nos dias 18 e 19 de março, nos Estados Unidos, foi também palco de importantes anúncios de parcerias estratégicas e inovações em inteligência artificial (IA). Ao todo, foram mais de 300 lançamentos com o seu ecossistema.
Entre as principais colaborações reveladas, destacam-se alianças com as gigantes da indústria de tecnologia e computação em nuvem, como AWS, Google Cloud, Microsoft Azure, Oracle, ServiceNow, SAP e Dell.
De olho na nuvem
A Nvidia fortaleceu ainda mais sua posição na arena da computação em nuvem ao anunciar parcerias com os principais provedores de serviços em nuvem do mundo.
1. AWS: a colaboração com a AWS visa oferecer a plataforma de computação acelerada e IA mais avançada, prometendo inaugurar uma nova era na computação.
2. Google Cloud: com o objetivo de proporcionar uma plataforma de IA e computação acelerada de última geração, a aliança visa impulsionar a inovação em diversos setores.
3. Microsoft Azure: a parceria quer fornecer uma plataforma de IA e computação acelerada de ponta, capacitando empresas a impulsionar a transformação digital em seus negócios.
4. Oracle Cloud Infrastructure (OCI): a colaboração busca oferecer uma plataforma de computação acelerada e IA avançada para atender às demandas das empresas em uma ampla gama de setores.
IA nos negócios
Um dos anúncios mais significativos foi a expansão da parceria entre SAP e Nvidia, com foco em acelerar a adoção de IA generativa em empresas globais. Essa colaboração visa capacitar os clientes empresariais a aproveitar o poder transformador dos dados e da IA generativa em soluções de nuvem da SAP.
O objetivo é incorporar capacidades escaláveis e específicas de negócios de IA generativa dentro do Joule copilot da SAP e em todo o portfólio de soluções e aplicativos em nuvem da SAP. Isso será possível através do SAP generative AI hub, que oferece acesso instantâneo a uma ampla gama de modelos de linguagem de grande escala (LLMs) e facilita a implementação responsável de IA empresarial.
A parceria prevê o uso dos serviços de fundição de IA generativa da Nvidia pela SAP para ajustar os LLMs para cenários específicos de domínio e implantar aplicativos com os novos microserviços Nvidia NIMTM. As capacidades integradas resultantes estarão disponíveis até o final de 2024, acelerando a transformação digital e permitindo que as empresas maximizem o potencial da IA generativa em suas operações.
Outro destaque foi o anúncio da solução Dell AI Factory com Nvidia, projetada para oferecer uma infraestrutura avançada de IA que combina os recursos de computação, armazenamento e software da Dell com a tecnologia e o conjunto de software da Nvidia. A solução promete acelerar a transformação de dados em insights e resultados, atendendo aos padrões rigorosos de governança e segurança de dados corporativos.
Segundo as empresas, as soluções Dell Generative AI com Nvidia, incluindo a geração aumentada de recuperação (RAG), oferecem uma abordagem full-stack pré-validada para acelerar a adoção de IA empresarial, facilitando a implementação e o gerenciamento de modelos generativos personalizados.
Além disso, o Dell Data Lakehouse, um data lakehouse aberto, agora está disponível globalmente, permitindo que as organizações descubram, processem e analisem dados em um único ambiente em ambientes híbridos e multicloud.
*A jornalista viajou a convite da Nvidia
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!