Windows 11: você deve ignorar o bloqueio de hardware?

Requisitos de hardware impedem que máquinas sejam atualizadas para o Windows 11. Existe uma maneira de contornar esse bloqueio, mas você deve usá-la?

Author Photo
3:00 pm - 02 de junho de 2022
Windows 11

Se você for como a maioria dos usuários de PC, seu computador atual não pode executar o Windows 11. A Microsoft colocou uma linha na areia do hardware para garantir que apenas máquinas modernas com determinadas especificações que reforçam a segurança possam executar o Windows 11.

Bem, mais ou menos isso. A empresa fornece uma solução alternativa, como discutirei em um momento. Se você deve aproveitar essa brecha para atualizar PCs (sejam seus ou de seus usuários) para o Windows 11 é a questão.

Primeiro, se você deseja saber se um computador pode executar o Windows 11, pode usar o aplicativo PC Health Check, a ferramenta de diagnóstico da Microsoft. Mas se o seu PC não suporta o Windows 11, o aplicativo da Microsoft não explica muito bem o motivo. Em vez disso, recomendo usar a ferramenta de verificação de requisitos do Windows 11 de ByteJams.com ou WhyNotWin11, disponível no Github. Ambas as ferramentas fornecem detalhes granulares sobre por que uma máquina não executa o Windows 11. No meu laptop pessoal em casa, por exemplo, o processador não pode suportar hardware para integridade de código imposta pelo hipervisor, nem o Windows 11 gosta da exibição gráfica.

Mas você precisa atender a todos os requisitos da Microsoft para ter uma experiência aceitável com o Windows 11? E se uma máquina não for tão antiga, mas tiver um item que mantenha o Windows 11 de fora?

Ignorando o bloqueio de hardware do Windows 11

Como muitas vezes tem feito ao longo dos anos, a Microsoft colocou um pouco de espaço de manobra na exigência de hardware para o Windows 11, indicando que você pode usar a seguinte chave de registro para ignorar o bloqueio de hardware:

Registry Key: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\MoSetup

Name: AllowUpgradesWithUnsupportedTPMOrCPU

Type: REG_DWORD

Value: 1

Essa técnica vem com uma ressalva da Microsoft, a saber, se você instalar o Windows 11 em um PC que não atende aos requisitos mínimos de hardware, “seu PC não terá mais suporte e não terá direito a receber atualizações. Danos ao seu PC devido à falta de compatibilidade não são cobertos pela garantia do fabricante”.

Observe, no entanto, que a Microsoft ainda precisa impor suas ameaças de que esses usuários não recebam atualizações. Pessoalmente, acho que é mais um aviso de desempenho: se houver algum tipo de problema de desempenho com determinadas CPUs não suportadas, meu palpite é que a Microsoft não trabalhará para corrigir o problema.

Para sistemas de computadores pessoais – especialmente para usuários finais experientes que adoram experimentar coisas novas e ter bons backups e, em particular, ter computadores adicionais para recorrer – tenho menos preocupações sobre o uso da solução alternativa que a própria Microsoft forneceu. Claramente está fechando os olhos e entende que podemos querer brincar.

Mas você quer realmente usar uma solução alternativa nos negócios?

Para algumas empresas, eu diria que você não precisa de alguns desses mandatos de hardware. A verdade é que a Microsoft adicionou esses mandatos de segurança mais para seus clientes corporativos do que para indivíduos ou pequenas empresas. Vários dos principais recursos de segurança do Windows 11 só têm suporte se você tiver o licenciamento apropriado e o Windows Enterprise — por exemplo, Credential Guard, sobre o qual a Microsoft escreve:

“O Windows 11 usa recursos de segurança baseados em virtualização e apoiados por hardware para ajudar a proteger os sistemas contra técnicas de ataque de roubo de credenciais, como pass-the-hash ou pass-the-ticket. Também ajuda a impedir que malware acesse segredos do sistema, mesmo que o processo esteja sendo executado com privilégios de administrador. No futuro, o Credential Guard será habilitado por padrão para organizações que usam a edição Enterprise do Windows 11″.

Por esse motivo, você precisa de suporte à virtualização de hardware e chips TPM 2.0 para executar o Windows 11. Mas, a menos que você compre o Windows 11 Enterprise, você não terá suporte para implantar o Credential Guard.

Permanecer no Windows 10 é uma opção melhor para muitos

Dito isso, pode ser prematuro migrar seus usuários para o Windows 11 neste momento. Mesmo as empresas que compram computadores agora que podem executar o Windows 11 podem se sair melhor executando o Windows 10 por muitos anos.

Para muitos de nós que temos um computador em casa e um que usamos no escritório, ter um sistema operacional diferente nas duas máquinas pode ser confuso. Os dois itens que me atrapalham indo e voltando entre o Windows 11 e o Windows 10 são o menu Iniciar centralizado e a barra de tarefas. Com o menu do Windows 10 no lado esquerdo da tela e os widgets do Windows 11 agora à esquerda, eu me vejo clicando no menu do widget quando quero desligar o computador com Windows 11. E a barra de tarefas alterada do Windows 11 significa que ainda estou tropeçando um pouco para encontrar cortar, colar e outras ferramentas.

Se a sua máquina for gerenciada pelo Windows Update e estiver qualificada para o Windows 11, ela já deve ser oferecida ao seu sistema. Se você optar por não instalar o Windows 11, ele poderá ser oferecido posteriormente. Lembre-se de que você pode usar chaves de registro ou Diretiva de Grupo, bem como o Intune, para manter as máquinas no Windows 10 em vez de migrar para o Windows 11. Os dispositivos de negócios gerenciados pelo Intune ou WSUS não terão o Windows 11; um administrador precisa aprovar especificamente a atualização do Windows 11.

Ultimamente, tenho ajudado as pessoas a comprar novos computadores, geralmente laptops um pouco mais antigos que têm um bom valor. Esses PCs suportam a execução do Windows 11, mas por enquanto estou colocando as chaves de registro para manter os sistemas no Windows 10. Estou planejando ajudá-los a migrar para o 11 quando chegar a hora certa.

Quanto ao meu próprio negócio, dado que muitos dos meus usuários ainda têm o Windows 10 em casa, estou optando por manter os computadores da empresa no Windows 10 por enquanto. Acho mais fácil para os usuários terem computadores semelhantes em casa e no trabalho. Com o tempo, vamos migrar para mais e mais máquinas no Windows 11, e então decidirei se vou usar a técnica de bypass para colocar qualquer sistema mais antigo no Windows 11.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.