Vivo amplia oferta de cloud para fazer frente a gigantes do setor

Author Photo
6:32 pm - 12 de junho de 2017

A Vivo Empresas, unidade da Telefônica Brasil voltada ao segmento B2B, anunciou nesta segunda-feira (12/06) novidades para sua plataforma de infraestrutura de data center e computação em nuvem Vivo Cloud Plus (VCP). A principal delas é a parceria com a VMware para prover compatibilidade com infraestruturas privadas e permitir transferência total ou parcial do data center de clientes para um modelo de nuvem híbrida.

A plataforma utiliza a infraestrutura do data center da Telefônica localizado em Barueri, região metropolitana de São Paulo, que, segundo a empresa, funcionará no modelo “data center as a service”. Alex Salgado, vice-presidente de B2B da Vivo, afirma que o mercado-alvo são empresas de médio e grande portes (acima de 50 funcionários), sobretudo aquelas que já contam com data center próprio e querem migrar para nuvem ou para um modelo híbrido. E os preços, segundo o executivo, são extremamente competitivos. “Com R$ 300 um cliente já pode começar a utilizar”, garantiu Salgado, que participou de conversa com jornalistas para apresentar a nova oferta.

Salgado diz também que, com o diferencial de oferecer um serviço de nuvem híbrida automatizado com tecnologia VWmare, somado ao baixo preço, a Vivo trará ao mercado uma oferta de 10 a 20% mais competitiva em relação a outros players de nuvem pública instalados no país, como as gigantes Amazon Web Services (AWS) e Microsoft.

Além da flexibilidade para transição de ambientes, outra aposta da Vivo é na disponibilização de um portal de autosserviços para dar liberdade aos clientes, que podem ter, por exemplo, suporte sem intervenção de equipes técnicas da Telefônica. O novo portal oferece autogestão de todos os recursos de computação, armazenamento, banco de dados, rede e segurança.

Outro quesito destacado pelos executivos é o formato de pagamento por uso, além de suporte a APIs em caso de projetos especiais. Ainda, para os clientes que desejam ter 100% do controle da rede, a Vivo lançaará, no segundo semestre, o Vivo Cloud Foundation.

Mundo
Além do Brasil, a nova oferta está disponível nos outros sete países com operações do grupo Telefônica: EUA, México, Colômbia, Peru, Chile, Reino Unido e Espanha. “Isso permite que clientes com operações globais possam ter acesso ao mesmos serviços em diversas localidades. Empresas que possuem compliance local com relação ao armazenamento dos dados, por exemplo, não terão esse problema”, pontuou Salgado.

Parceiros otimistas
Fábio Costa, presidente da VMware, é quem mais demonstra otimismo com a parceria – no caso, a maior implementação de soluções VMware no mundo. Para ele, o novo formato trará uma “onda sensacional” de adoção de cloud no Brasil. ” Considerando uma retomada da economia e não contando com nenhum desastre político, estamos prevendo uma avalanche no uso de cloud. É uma iniciativa que pode ser o marco da adoção de cloud no Brasil”, destacou.

Costa comenta que, se por um lado a nuvem pública traz liberdade, por outro, a privada permite maior controle pelo cliente. No meio disso, a aposta nas soluções híbridas. “Para isso, precisamos de parceiros como esse, que tem uma imensa força como a Telefônica, que conta com um data center estado da arte, além de centenas de milhares de clientes. É mais um serviço que ela irá oferecer a seus clientes”, completou.

A Huawei, por sua vez, fornecerá suas tecnologias para “bare metal”, ou seja, infraestrutura física – como servidores e armazenamento – para suportar a nova oferta VCP.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.