Uber e Hyundai Motor farão compartilhamento de viagens aéreas

Empresas trabalham para acelerar um futuro de conexões para transporte terrestre e interfaces com os usuários por meio de uma rede de compartilhamento

Author Photo
12:33 pm - 07 de janeiro de 2020

Durante a CES, que acontece nesta semana em Las Vegas (EUA), a Uber e a Hyundai Motor Company anunciaram parceria para desenvolver o Uber Air para uma futura rede de compartilhamento de viagens aéreas. As empresas aproveitaram o momento para apresentar um novo conceito de aeronave em escala completa.

O conceito de veículo aéreo que a Hyundai divulgou foi criado em parte pelo processo de projeto aberto da Uber, uma abordagem inspirada na NASA, que estimula a inovação ao divulgar publicamente conceitos de projeto de veículo para que qualquer empresa possa usá-lo para inovar seus modelos de táxi aéreo e tecnologias de engenharia.

Nesta parceria, a Hyundai produzirá e implantará os veículos aéreos e a Uber fornecerá serviços de suporte ao espaço aéreo, conexões para transporte terrestre e interfaces com os usuários por meio de uma rede de compartilhamento de viagem aérea. Ambas as partes estão colaborando nos conceitos de infraestrutura para apoiar a decolagem e o pouso desta nova classe de veículos.

Em preparação para este anúncio, a Hyundai trabalhou com o Uber Elevate para desenvolver um modelo PAV (Personal Air Vehicle), S-A1, que utiliza processos de projetos inovadores para otimizar aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL) para fins de compartilhamento de viagens aéreas. A iniciativa Elevate baseou esse processo na abordagem histórica da NASA de divulgar publicamente conceitos de projeto para inspirar inovação entre várias empresas, estimulando o desenvolvimento de modelos comuns de pesquisa para investigar novos conceitos aerodinâmicos e catalisar o progresso da indústria em projetos de asas, ruído, aerodinâmica e verificação de simulação.

Como resultado, o modelo S-A1 da Hyundai apresentado na CES reflete os projetos anteriores do eVTOL que o Uber Elevate lançou das seguintes maneiras:

· Ele foi projetado para uma velocidade de navegação de até 180 milhas/h (290 km/h), uma altitude de navegação de 1.000-2.000 pés (300 a 600 metros) acima do solo e para viagens de até 60 milhas (100 km).

· O veículo Hyundai será 100% elétrico, utilizando propulsão elétrica distribuída e, durante os horários de pico, será necessário cerca de cinco a sete minutos para recarregar.

· A aeronave elétrica da Hyundai utiliza propulsão elétrica distribuída, alimentando vários rotores e hélices em torno da estrutura da aeronave para aumentar a segurança, diminuindo qualquer ponto único de falha. Ter vários rotores menores também reduz o ruído em relação aos grandes helicópteros de rotor com motores de combustão, o que é muito importante para as cidades.

· O modelo foi projetado para decolar verticalmente, fazer a transição de asas em navegação e depois voltar ao voo vertical para aterrissar.

· Os veículos Hyundai serão pilotados inicialmente, mas com o tempo eles se tornarão autônomos.

· A cabine é projetada com quatro assentos de passageiros, permitindo que embarquem/desembarquem facilmente e evitem o temido assento do meio com espaço suficiente para uma mala pessoal ou mochila por passageiro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.