Notícias

Tecnologia aprimora gerenciamento de licitações na construção civil

Sienge, especialista na gestão de empresas da Indústria da Construção, lançou solução voltada ao gerenciamento de obras públicas contratadas via licitações, visando aprimorar os serviços oferecidos para construtoras de todos os portes .

O módulo, presente na plataforma Sienge, dá aos gestores as ferramentas necessárias para apresentar aos órgãos licitatórios orçamentos de forma mais ágil, facilitada e amigável. Com a ferramenta, é possível trabalhar em equipe, simultaneamente, na elaboração de orçamentos, gerando também ganho de tempo e produtividade.”

A importação da tabela SINAPI é uma das principais novidades. SINAPI é a sigla para Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. A utilização das informações advindas desse sistema é obrigatória para a elaboração de orçamentos de obras públicas, sempre em sua versão mais atualizada. A atualização é mensal e corresponde ao custo do metro quadrado na construção civil incluindo materiais, equipamentos e mão de obra.

“Um processo bem suportado pela solução certa conduz sua construtora ou incorporadora a ter uma gestão mais eficiente de orçamento e execução das obras. As empresas de construção que possuem como foco as obras privadas também podem utilizar a solução, pois a tabela SINAPI é usada como referencial para tomada de preços e composições, também nestes casos”, esclarece a Engenheira e Analista de Negócios do Módulo Engenharia do Sienge, Gisele Anversa.

Gestão financeira

O lançamento permite, ainda, uma gestão financeira apurada, uma vez que dá visibilidade aos principais indicadores do processo e também à composição dos custos das obras. Ao armazenar registros históricos das obras já realizadas, possibilita que a construtora use esses parâmetros para reduzir a margem de erro das propostas apresentadas e ser mais ágil na preparação de novas cotações.

“O processo licitatório é sempre urgente e o tempo para apresentar a documentação é curto. Em razão disso, há sempre o risco de um orçamento ser sub ou superdimensionado, o que pode vir a comprometer a saúde financeira de uma construtora”, analisa Gisele. “O novo módulo chega com o intuito de colaborar para a entrega de orçamentos mais assertivos e também no aumento da produtividade, permitindo que as empresas participem de mais processos de licitação, alavancando seus negócios”, ressalta.

Recent Posts

Mesa de operação de fraude: a parte humana da prevenção a golpes

Da consultoria até se tornar uma desenvolvedora de soluções de prevenção à fraude, a Horus…

8 minutos ago

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

14 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

15 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

15 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

17 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

18 horas ago