Tecnologia aprimora gerenciamento de licitações na construção civil

Plataforma da Sienge dá aos gestores os recursos necessários para garantir a boa execução das obras e ser mais eficiente na geração de cotações

Author Photo
6:34 pm - 06 de março de 2019

Sienge, especialista na gestão de empresas da Indústria da Construção, lançou solução voltada ao gerenciamento de obras públicas contratadas via licitações, visando aprimorar os serviços oferecidos para construtoras de todos os portes .

O módulo, presente na plataforma Sienge, dá aos gestores as ferramentas necessárias para apresentar aos órgãos licitatórios orçamentos de forma mais ágil, facilitada e amigável. Com a ferramenta, é possível trabalhar em equipe, simultaneamente, na elaboração de orçamentos, gerando também ganho de tempo e produtividade.”

A importação da tabela SINAPI é uma das principais novidades. SINAPI é a sigla para Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. A utilização das informações advindas desse sistema é obrigatória para a elaboração de orçamentos de obras públicas, sempre em sua versão mais atualizada. A atualização é mensal e corresponde ao custo do metro quadrado na construção civil incluindo materiais, equipamentos e mão de obra.

“Um processo bem suportado pela solução certa conduz sua construtora ou incorporadora a ter uma gestão mais eficiente de orçamento e execução das obras. As empresas de construção que possuem como foco as obras privadas também podem utilizar a solução, pois a tabela SINAPI é usada como referencial para tomada de preços e composições, também nestes casos”, esclarece a Engenheira e Analista de Negócios do Módulo Engenharia do Sienge, Gisele Anversa.

Gestão financeira

O lançamento permite, ainda, uma gestão financeira apurada, uma vez que dá visibilidade aos principais indicadores do processo e também à composição dos custos das obras. Ao armazenar registros históricos das obras já realizadas, possibilita que a construtora use esses parâmetros para reduzir a margem de erro das propostas apresentadas e ser mais ágil na preparação de novas cotações.

“O processo licitatório é sempre urgente e o tempo para apresentar a documentação é curto. Em razão disso, há sempre o risco de um orçamento ser sub ou superdimensionado, o que pode vir a comprometer a saúde financeira de uma construtora”, analisa Gisele. “O novo módulo chega com o intuito de colaborar para a entrega de orçamentos mais assertivos e também no aumento da produtividade, permitindo que as empresas participem de mais processos de licitação, alavancando seus negócios”, ressalta.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.