Líderes de sustentabilidade impulsionam transformação de empresas, diz Fujitsu
Estudo relacionou ESG com o uso de dados e tecnologias digitais. Entretanto, apenas 8% das empresas são líderes em sustentabilidade
Líderes de sustentabilidade estão impulsionando a transformação digital das companhias, revelou nova edição de um estudo realizado pela Fujitsu em colaboração com a Oxford Economics. Segundo o Future Insights Global Sustainability Transformation Survey Report 2023, 84% dos desses líderes têm funcionários com habilidades necessárias para a transformação digital e 79% usam metodologias progressivas como desenvolvimento ágil.
Além disso, 78% estão transformando seus processos de negócios usando dados e tecnologias digitais. O estudo foi feito com 1.800 executivos e principais tomadores de decisão em nove países.
Entretanto, a pesquisa revela que 43% das empresas ainda não possuem iniciativas ESG implementadas e que apenas 8% das organizações são verdadeiros líderes em sustentabilidade. Essas empresas estão desenvolvendo capacidade organizacional, implementando estratégias e entregando resultados para a realização da transformação da sustentabilidade.
Leia também: CTOs podem ser maiores impulsionadores da sustentabilidade, diz estudo
Apesar de ser uma meta a ser buscada, muitos líderes acreditam que a complexidade e a enormidade dos desafios envolvidos tornam essa transformação difícil de alcançar.
“Mesmo com muito caminho para ser andado, vemos com bons olhos o estudo e notamos importantes avanços”, afirma Jun Ueda, CEO da Fujitsu do Brasil.
Sustentabilidade e maturidade
A pesquisa também revelou que, entre os líderes entrevistados, 22% estão implementando estratégias de sustentabilidade e aumentando sua maturidade no tema, enquanto 27% pensam em estratégias e estão iniciando implementações.
Para a maioria dos líderes de sustentabilidade (80%), as cinco dimensões principais de automação, experiência, inovação, resiliência e confiança são cruciais para a transformação da sustentabilidade liderada pelo digital.
A Fujitsu também avaliou as perspectivas de implementação da Inteligência Artificial entre 2025 e 2030. Cerca de dois terços dos entrevistados já implementam IA para automatizar tarefas e melhorar a produtividade e a experiência dos funcionários, enquanto 42 % esperam que mais da metade de todas as tarefas de negócios em sua organização sejam realizadas por meio da colaboração entre pessoas e IA até 2030.
A pesquisa realizada em janeiro de 2023 ouviu líderes da Austrália, China, França, Alemanha, Japão, Cingapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!