Amazon nomeia Matt Garman como novo CEO da AWS
Garman destaca o desafio de impulsionar a inovação em IA para manter a liderança da AWS no mercado de computação em nuvem
A Amazon anunciou nesta terça-feira (14) a mudança na liderança de sua divisão de computação em nuvem, a Amazon Web Services (AWS). Matt Garman foi nomeado como o novo CEO da empresa, sucedendo a Adam Selipsky, que liderou a divisão desde 2021.
A saída de Selipsky da AWS, agendada para o próximo mês, ocorre em um momento crucial para a empresa, destacando a necessidade de uma liderança sólida diante de desafios significativos, como a acirrada competição com gigantes como Microsoft e Google no mercado de computação em nuvem. Matt Garman, chega à liderança da empresa com a responsabilidade de mantê-la no topo do setor e de impulsionar as vendas e a adoção de serviços de IA, especialmente após ficar atrás de seus concorrentes nessa área.
A empresa já reconheceu que seus próprios modelos de linguagem, essenciais para produtos de IA generativa, como o ChatGPT da OpenAI, estavam atrasados. No entanto, executivos da Amazon revelaram recentemente que a operação de IA generativa da empresa se tornou um negócio de bilhões de dólares em receita anual.
Leia também: Amazon faz reestruturação da divisão de nuvem e corta empregos
Selipsky foi uma figura-chave nos primeiros anos da divisão de nuvem, desempenhando papeis de liderança em vendas e marketing. Após deixar a empresa, em 2016, para liderar a Tableau, empresa de visualização de dados que foi comprada pela Salesforce, ele surpreendeu ao retornar para a Amazon três anos atrás.
“Liderar essa equipe incrível e os negócios da AWS é um grande trabalho, e estou orgulhoso de tudo o que conquistamos desde a startup até onde estamos hoje. No fundo, pensei que poderia haver outro capítulo em algum momento, mas nunca quis me distrair daquilo que todos nós estamos trabalhando tanto para alcançar. Dado o estado do negócio e da equipe de liderança, agora é o momento apropriado para fazer essa transição e aproveitar a oportunidade para passar mais tempo com a família por um tempo, recarregar as energias um pouco e criar algum espaço mental livre para refletir e considerar as possibilidades”, disse Selipsky em comunicado à equipe.
Garman, por sua vez, é um veterano da AWS, tendo começado como estagiário em 2005 e posteriormente se tornou um dos primeiros líderes de produto da unidade, antes de assumir o comando das equipes de vendas e marketing em 2020.
“Estou mais otimista do que nunca em relação ao potencial de inovação e crescimento que temos pela frente e espero ajudar-nos a avançar mais rápido, a inventar mais e a operar como uma equipe para ajudar nossos clientes”, disse Garman em comunicado à equipe. “Naturalmente, haverá alguns ajustes organizacionais que faremos como parte desta transição, portanto, aguarde detalhes sobre eles nas próximas semanas”.
*Com informações da Bloomberg
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!