Sustentabilidade e soberania vão impulsionar escolha por soluções de IA generativa, diz Gartner

Até 2027, 70% das empresas que adotarem IA generativa usarão esses critérios para escolher entre diferentes ofertas

Author Photo
4:10 pm - 06 de março de 2024
agentes, IA generativa, gastos, Inteligência Artificial, casos de uso de IA Imagem: Shutterstock

Até 2027, cerca de 70% das empresas que adotarem a inteligência artificial (IA) generativa em nuvem pública terão como critérios de seleção de soluções a sustentabilidade e a soberania digital sobre os dados. É o que prevê o Gartner, consultoria global de pesquisa e aconselhamento em tecnologia.

Segundo a empresa, modelos de base (FMs) e de linguagem ampla (LLMs) das IA generativa trazem a reboque desafios regulatórios, incluindo sobre os dados usados por esses modelos de linguagem para se desenvolverem. Por isso caberá aos próprios criadores dessas ofertas criarem arquiteturas empresariais.

Leia também: Alta demanda por ESG no Brasil faz provedores de soluções crescerem

“A soberania digital impulsionará a necessidade de incluir fornecedores que atendam requisitos únicos de operações soberanas, independentemente da região”, explica em comunicado diz Sid Nag, vice-presidente e analista do Gartner.

Papel da sustentabilidade

O Gartner salienta que empresas que implementarem serviços de IA generativa buscarão a nuvem pública para ganhar a escala e a infraestrutura necessárias, mas também exigirão que os fornecedores abordem questões não técnicas relacionadas à sustentabilidade. Há, pondera, uma pressão de investidores, clientes, órgãos reguladores e governos para redução de emissões de carbono de TI para atingir metas de sustentabilidade ambiental.

“Cloud Computing desempenha hoje um papel fundamental no suporte à sustentabilidade e aos aplicativos de negócios da IA generativa, fornecendo infraestrutura escalável, possibilitando práticas ecologicamente corretas e permitindo o gerenciamento econômico de recursos”, diz o analista do Gartner. “Nuvem é a plataforma na qual a maioria dos líderes de TI confia para apoiar a jornada de sustentabilidade quando se trata da implementação geral de IA generativa.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.