Alta demanda por ESG no Brasil faz provedores de soluções crescerem

Estudo da ISG Provider Lens nomeia fornecedores de destaque no País e revela desafios para organizações, incluindo escassez de profissionais

Author Photo
2:30 pm - 05 de março de 2024
Imagem: Shutterstock

O mercado de soluções e serviços voltados para a sustentabilidade segue avançando no Brasil, em parte graças ao crescimento do tema nas organizações, além da falta de conhecimento interno sobre implementações eficientes. É o que revela um novo estudo da ISG Provider Lens, o Sustainability and ESG, produzido pela TGT ISG.

Segundo o relatório, no entanto, faltam profissionais qualificados inclusive para os fornecedores desses serviços e soluções de sustentabilidade. A demanda por trabalhadores que atuam com iniciativas de conservação e sustentabilidade deve exceder a disponibilidade de profissionais com habilidades necessárias, diz a empresa de estudos.

Os fornecedores, assim, precisarão investir em educação e formação para aprimorar competências da força de trabalho já disponível.

“Os fornecedores precisam estabelecer uma ampla rede de parcerias e alianças, incluindo diversas organizações, como ONGs, agências governamentais e outras empresas, para desenvolver e implementar soluções de sustentabilidade com rapidez”, diz Adriana Frantz, distinguished analyst da TGT ISG e autora do estudo.

Para a analista, há um número significativo de fornecedores qualificados, indicando competitividade do setor e o aumento de ofertas. Mas manter a liderança nesse mercado exige que as empresas invistam em inovação para criar produtos, tecnologias e modelos de negócios sustentáveis mais eficientes.

Cenário brasileiro e crescimento

Desde 2023, o Brasil adotar as normas do International Sustainability Standards Board (ISSB) em regulações. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou a Resolução CVM 193, em outubro de 2023, e a partir de 2024 as companhias abertas, fundos de investimento e companhias securitizadoras podem, voluntariamente, apresentar relatórios financeiros sustentáveis.

Essa adoção se torna obrigatória a partir de 2026, o que também exigirá auditorias independentes para validar divulgações. A medida implica na implementação de novos processos, controles internos e investimento na capacitação de profissionais.

Leia também: Vale adota baterias da Tesla e reduz demanda energética em até 55%

Além disso, o Brasil sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) em 2025, o que é – segundo a ISG – uma oportunidade para liderar a diplomacia ambiental de países em desenvolvimento e organizações da sociedade civil. E, assim, a indústria da sustentabilidade deve crescer.

“Esse crescimento tem impulsionado o financiamento de desenvolvimentos e melhorias em métodos de produção mais limpos, cadeias de suprimento sustentáveis, padrões de consumo de empresas responsáveis e, de maneira geral, mudanças de comportamento em direção à sustentabilidade empresarial”, diz a autora.

Fornecedores no Brasil

O relatório avaliou, para o Brasil, capacidades de 81 fornecedores em cinco quadrantes: Strategy and Enablement Services, Technology Solutions and Implementation Services – IT, Technology Solutions and Implementation Services – OT, Data Platforms and Managed Services e Rating and Benchmarking Services.

Accenture, IBM e Wipro aparecem como líderes em quatro quadrantes cada, enquanto Capgemini, Deloitte, EY, PWC e SAP foram nomeadas líderes em três. EcoVadis, KPMG, Siemens e WayCarbon aparecem em dois quadrantes cada, enquanto Agrotools, Bain & Company, BCG, Bloomberg, CDP, DEEP, ESG Book, FactSet, ISS ESG, LSEG Data & Analytics, Moody’s ESG, MSCI, S&P Global e Sustainalytics aparecem em um quadrante cada.

A Schneider Electric foi nomeada como Rising Star (“portfólio promissor” e “alto potencial futuro”) em dois quadrantes, enquanto GreenPlat, RepRisk e TIVIT são Rising Stars em um quadrante cada.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.