Sustentabilidade ganha fôlego com respaldo de liderança, aponta pesquisa

Levantamento realizado pelo Google Cloud com C-Levels indica que brasileiros estão à frente quando o assunto é apoio dos altos executivos

Author Photo
10:16 am - 04 de abril de 2023
Marco Bravo, google cloud Marco Bravo. Foto: Divulgação/Google

A sustentabilidade deixou de ser apenas uma promessa de futuro nas empresas para, de fato, ingressar na estratégia de negócios. Contudo, sua evolução depende do apoio da liderança. A constatação é de uma pesquisa realizada pela consultoria The Harris Poll, a pedido do Google Cloud.

O levantamento ouviu 1.476 executivos de 16 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França e Japão. Os dados do levantamento foram apresentados em conversa com jornalistas realizada pelo Google em Belém, no Pará*.

No Brasil, 62% dos executivos afirmaram que uma liderança forte é necessária para que as organizações avancem em suas metas de sustentabilidade. O número representa a maior porcentagem em comparação aos outros mercados, e significativamente acima da média global de 50%.

“O tema tem de ser puxado pela liderança. No Brasil, os executivos estão à frente nessa visão em comparação com o restante do mundo”, ressalta Marco Bravo, head do Google Cloud Brasil.

O estudo endossa ainda algo que o mercado já concorda de forma empírica: 82% declararam que atrasar, reduzir as metas ou cortar financiamentos para iniciativas ecológicas representam uma má gestão de Relações Públicas para as marcas e 94% disseram perceber que os clientes estão mais propensos a se envolver com marcas sustentáveis.

Além disso, a maioria dos entrevistados está de acordo que é preciso ter conhecimento sobre o tema para que se obtenha o sucesso necessário. Contudo, no Brasil, 45% dos executivos reforçaram que não têm acesso ao talento ideal para apoiá-los nesta jornada.

Outro recorte indica que 85% disseram que quando não conseguem medir os resultados obtidos, tendem a exagerar na exposição desses esforços e 51% declararam que já possuem um programa de medição vigorando em suas empresas – na média global o percentual é de 37%, mostrando que o Brasil está à frente na preocupação com o tema.

*A jornalista viajou a convite do Google

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.