Startup quer eliminar uso de cartões no transporte público

Author Photo
10:16 am - 25 de agosto de 2017

A chamada transformação digital está provocando uma verdadeira revolução em diversos segmentos. Seja qual for o serviço, se ele ainda não foi digitalizado, certamente de alguma forma será impactado pela era digital. Um exemplo é o transporte público, que ainda engatinha no quesito pagamento móvel.

Luiz Renato Mattos, cofundador e CEO da OnBoard Mobility, plataforma que pretende substituir cartões de transporte pelo uso de aplicativo em smartphones, lembra que, em 2015, leu uma reportagem que mostrava os oito tipos de indústrias que poderiam desaparecer até 2020. Duas delas eram a de cartões de crédito e carteiras. “Olhei para minha carteira e sobrava apenas o cartão do passe de ônibus. Por que isso ainda não está no meu celular?”, indagou.

Foi a partir daí, em 2015, que Mattos começou a alimentar a ideia de um meio de pagamento capaz de integrar o sistema de transporte urbano como um todo, permitindo que o usuário acesse diversos modais e serviços por meio de um único dispositivo, o smartphone. Com a plataforma, as pessoas podem comprar créditos e gerenciá-los pelo celular de forma simples e rápida.

A ideia virou trabalho de conclusão de curso na faculdade e se transformou de fato em um projeto. Hoje, segundo Mattos, o aplicativo já está pronto e depende apenas de integrações com equipamentos dos sistemas de transporte para de fato chegar ao mercado. E esse próximo passo já está em andamento.

Uma das principais conquistas da Onboard Mobility foi fazer parte do MobiLab, laboratório de inovação da Prefeitura de São Paulo para desenvolvimento de soluções para mobilidade urbana. No local, startups selecionadas contam com acesso ao espaço de coworking, mentoria, testes monitorados, apoio de técnicos da Prefeitura e acesso aos dados de mobilidade.

Luiz OnBoard

“Estamos trabalhando no desenvolvimento e integração com o sistema de São Paulo, mas isso em teste ainda. Estamos também em discussão com cidades da região metropolitana de Sorocaba (SP) e de Feira de Santana, na Bahia”, conta. A previsão de Mattos é de que em fevereiro do ano que vem já tenha algo no mercado para os usuários.

Além do MobiLab, Mattos afirma que possui parcerias diretas com outras 21 empresas, dos mais variados segmentos. Uma delas é a Visa, que, por meio de uma parceria com a aceleradora Startup Farm, gerou uma nova conquista para Mattos. A Onboard Mobility foi eleita na última quinta-feira (24/08) a vencedora do Ahead, programa de aceleração da Startup Farm, que conta com a Visa como principal apoiadora. A cerimônia de premiação foi realizada em um teatro na Zona Oeste de São Paulo (SP). O programa não prevê nenhum tipo de investimento de capital, mas uma parceria duradoura com a Visa, que provê todo seu ecossistema e infraestrutura para desenvolver negócios em parceria com as startups selecionadas.

Novas parcerias

Durante sua apresentação no evento, Mattos citou outras duas organizações com as quais tem colaborado para desenvolvimento da aplicação. A primeira delas é a ViaQuatro, empresa pertencente a Companhia de Concessões Rodoviárias, e que opera a Linha 4 do Metrô de São Paulo. A companhia disponibilizou seus laboratórios de eletrônica para que a OnBoard possa testar as soluções.

A outra é a Movida, empresa de aluguel de carros. “Acreditamos na intermodalidade. O transporte público por si só não é capaz de solucionar todos os desafios da mobilidade urbana. Precisa de outros meios e queremos fomentar essa integração, por isso a parceria com a Movida”, explica.

O Programa

O Ahead tem duração de 6 meses e coloca as startups mais à frente, economizando tempo e rescurso. Os empreendedores contam com uma rede de mentores, acesso a grandes empresas e especialistas de mercado.

Nesta edição, mais de 600 projetos foram inscritos e, desses, sete foram selecionados por um comitê formado por lideranças das duas empresas. Os escolhidos foram avaliados pela capacidade de execução da equipe, pelo grau de inovação do projeto e pelo impacto que a sua startup pode trazer ao mercado.

Um dos integrantes do juri foi Fernando Teles, presidente da Visa no Brasil. “Sinto enorme felicidade e orgulho. Temos um compromisso como empresa de inovação de devolver para a comunidade. É um orgulho de ver que estamos contribuindo”, resumiu.

Além do prêmio de primeiro colocado pela decisão dos especialistas, a OnBoard também conquistou o prêmio máximo na votação do público, com 40% dos votos. A segunda colocada foi a BX Blue e a terceira, a Pay Key. Conheça as outras seis empresas que participaram:

Banco de Formaturas – auxilia na arrecadação e transparência do dinheiro utilizado em festas de formaturas.

BX Blue – plataforma para contratação de empréstimos consignados.

Cred.fit – plataforma que facilita a comparação e contratação de empréstimos de carros.

Kavod Lending – plataforma de peer-to-peer landing para middle market com garantias reais.

Pay Key – aplicativo mobile que permite a transferência de dinheiro por meio do Whatsapp e qualquer outro app que use um teclado.

Vérios – plataforma inteligente de conselhos para investimentos de baixo custo que tem como base experiências e experts locais.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.