SpaceX está construindo satélites espiões para governo dos EUA
Contrato entre a empresa e o governo americano chega a cerca de US$ 1,8 bilhão
A SpaceX está atualmente envolvida na construção de satélites espiões para o governo dos Estados Unidos, conforme relatado pela Reuters no último sábado, 16 de março.
Segundo fontes familiarizadas com o assunto, o contrato secreto com uma agência de inteligência americana tem um valor total de US$ 1,8 bilhão. Estima-se que centenas de satélites serão desenvolvidos e lançados, embora a duração exata do contrato e o cronograma de lançamento ainda não tenham sido divulgados.
Leia mais: SpaceX faz novo voo teste da Starship, maior foguete do mundo
Esses satélites, produzidos pela divisão especial da SpaceX conhecida como Starshield, operarão em órbita baixa e terão a capacidade de coletar imagens da Terra, além de serem equipados com sensores fornecidos por outras empresas, conforme informado pelas fontes.
A parceria da SpaceX com a National Reconnaissance Office (NRO), responsável pela gestão de satélites espiões, é vista como uma oportunidade para os Estados Unidos obterem acesso a informações em diversos pontos do globo.
Embora o contrato já tenha sido parcialmente divulgado anteriormente pelo The Wall Street Journal, sua finalidade específica não havia sido detalhada. A SpaceX optou por não comentar sobre o assunto quando contatada pela Reuters.
Enquanto isso, a NRO afirmou que está focada no desenvolvimento do “sistema de inteligência, vigilância e reconhecimento baseado no espaço mais capaz, diversificado e resiliente que o mundo já viu”.
*Com informações do Estadão
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!